Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA, ESCRITA E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE (2011 A 2016)

Palavra-chaves: ESTADO DA ARTE, FORMAÇÃO CONTÍNUA, NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Tudo isso em um determinado tempo e espaço. Essa pesquisa tem o objetivo de realizar um levantamento sobre a formação contínua de professores a partir de suas necessidades de formação e sobre a formação do professor que ensina leitura e escrita; obedecendo o corte cronológico dos últimos cinco anos de produção acadêmica (2011 a 2016), estabelecendo um estado da arte no assunto. Para tanto, realizamos a procura por palavras-chave em títulos e/ou assuntos, seguida da leitura de resumos até trabalhos na íntegra em onze fontes e, em seguida, cruzamos todas elas, pois esse conjunto é o que dá origem e significado a este trabalho. As fontes pesquisadas foram: o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Portal de Periódicos da Capes, além de outros sete periódicos de destaque na área de Educação intitulados: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista da Faculdade de Educação da USP, Cadernos Cedes, Educação e Realidade, Educação e Sociedade e Revista Brasileira de Educação. Ainda os trabalhos publicados no Grupo de Trabalho de Formação de Professores – GT 08, da ANPED. À nível local, o banco de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, bem como nossa revista local, Educação em Questão. A pesquisa nos permitiu concluir que as produções sobre formação contínua são inferiores às de formação inicial, pois representam apenas 15,10% da média total de trabalhos que versam sobre formação de professores. 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Esses dados ratificam e justificam a relevância de pesquisas relacionadas à formação contínua do professor que ensina a ler e a escrever no Brasil.E que ainda, cruzando as três temáticas, só encontramos um trabalho de tese de doutorado, em 2014, que ainda sim se difere da nossa, por tratar das questões de """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, FORMAÇÃO CONTÍNUA, NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, LEITURA E ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7188_04102017162352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA RAMOS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "REBECA CAMPOS" "autor_email" => "REBECAUFRN@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37322 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3076 "inscrito_id" => 7188 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE (2011 A 2016)" "resumo" => """ As pesquisas do tipo “estado da arte” são complexas de serem definidas. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As pesquisas do tipo “estado da arte” são complexas de serem definidas. Mapeiam o conhecimento que se desenvolveu ou que está sendo desenvolvido sobre algum tema e que possuem carácter bibliográfico. Analisa o destaque dado àquele assunto, a partir da publicação de teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas, de artigos e pesquisas em periódicos e em anais de congresso. Tudo isso em um determinado tempo e espaço. Essa pesquisa tem o objetivo de realizar um levantamento sobre a formação contínua de professores a partir de suas necessidades de formação e sobre a formação do professor que ensina leitura e escrita; obedecendo o corte cronológico dos últimos cinco anos de produção acadêmica (2011 a 2016), estabelecendo um estado da arte no assunto. Para tanto, realizamos a procura por palavras-chave em títulos e/ou assuntos, seguida da leitura de resumos até trabalhos na íntegra em onze fontes e, em seguida, cruzamos todas elas, pois esse conjunto é o que dá origem e significado a este trabalho. As fontes pesquisadas foram: o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Portal de Periódicos da Capes, além de outros sete periódicos de destaque na área de Educação intitulados: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista da Faculdade de Educação da USP, Cadernos Cedes, Educação e Realidade, Educação e Sociedade e Revista Brasileira de Educação. Ainda os trabalhos publicados no Grupo de Trabalho de Formação de Professores – GT 08, da ANPED. À nível local, o banco de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, bem como nossa revista local, Educação em Questão. A pesquisa nos permitiu concluir que as produções sobre formação contínua são inferiores às de formação inicial, pois representam apenas 15,10% da média total de trabalhos que versam sobre formação de professores. Que entre os eixos temáticos selecionados “formação continuada de professores”, “necessidades de formação continuada” e “leitura e escrita” as pesquisas em “formação continuada de professores” representam 64,30% da totalidade dos três. E que ainda, cruzando as três temáticas, só encontramos um trabalho de tese de doutorado, em 2014, que ainda sim se difere da nossa, por tratar das questões de leitura e escrita relacionadas ao Ensino Fundamental e à EJA, e não à Educação Infantil/Pré-escola, como fazemos. Esses dados ratificam e justificam a relevância de pesquisas relacionadas à formação contínua do professor que ensina a ler e a escrever no Brasil.

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