CURRÍCULO PRESCRITO PELO LIVRO DIDÁTICO X CURRÍCULO DO COTIDIANO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE REVELA ESSE HIATO A RESPEITO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
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A experiência relatada ocorreu em uma turma de 9º ano EF de uma escola pública estadual, situada na Zona Oeste pernambucana. O objetivo dessa análise é buscar compreender como se efetiva o currículo na prática e refletir sobre o papel e a concepção do ensino de língua, a partir da problematização do uso do livro didático de Língua Portuguesa. Dessa forma, tomou-se como base o objetivo do currículo prescrito pelo material didático em contraposição à aplicação do currículo real por parte da professora regente. Ficou evidenciado ao longo da análise que o currículo real afastou-se bastante do currículo prescrito pelo livro, sendo que a proposta do material didático foi por vezes modificada e reduzida para a reprodução e a perpetuação de metodologias tradicionais, negligenciando alguns eixos da educação linguística (oralidade e produção textual) e concebendo leitura como a simples decodificação de signos linguísticos. 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Para subsidiar teoricamente as questões apontadas e problematizadas no trabalho, fez-se necessária a recorrência a alguns autores. No que tange a questões de natureza curricular, o embasamento se deu a partir dos postulados de Arroyo (2007), Pacheco (2001) e Perrenoud (1995). Já para compreender as questões pertinentes ao domínio discursivo do livro didático de Língua Portuguesa, adotou-se as concepções teóricas defendidas por Bunzen e Rojo (2005) e Bunzen (2011)." 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