Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO RECIFE/PE: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATITUDES SUSTENTÁVEIS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35710
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3522
    "inscrito_id" => 298
    "titulo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO RECIFE/PE: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Esse trabalho descreve os resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um contexto da Educação Infantil de referência na rede municipal de ensino da cidade do Recife, no sentido de compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil nesse centro. Consideramos a necessidade da existência de práticas educativas socioambientais inovadoras que devem ser inseridas desde a infância, sendo fundamentadas em questões socioambientais reais, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltadas para a cidadania e para a formação de atitudes socioambientais sustentáveis nos espaços de educação formal da primeira infância. Nesse sentido, indagamos neste trabalho, quais as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil em um centro municipal de Recife? Trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental, junto a uma turma com crianças de 4 a 5 anos de idade matriculadas em um centro municipal de Educação Infantil. O estudo objetivou promover a triangulação dos dados com a fundamentação teórica por meio da análise dos conteúdos. Utilizamos as bases teóricas dos estudos da educação socioambiental e a formação de atitudes socioambientais sustentáveis, da sociologia da infância e a Educação Infantil, da inovação pedagógica, da transdisciplinaridade, do pensamento sistêmico e do pensamento complexo. Os resultados apontam para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil a partir da efetiva ruptura com as bases conservadoras da educação que ainda permeiam algumas práticas educativas, para a promoção de atitudes socioambientais sustentáveis em crianças na primeira infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATITUDES SUSTENTÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID298_14102017004001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO"
    "autor_email" => "rennatacarvalho86@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35710
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3522
    "inscrito_id" => 298
    "titulo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO RECIFE/PE: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Esse trabalho descreve os resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um contexto da Educação Infantil de referência na rede municipal de ensino da cidade do Recife, no sentido de compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil nesse centro. Consideramos a necessidade da existência de práticas educativas socioambientais inovadoras que devem ser inseridas desde a infância, sendo fundamentadas em questões socioambientais reais, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltadas para a cidadania e para a formação de atitudes socioambientais sustentáveis nos espaços de educação formal da primeira infância. Nesse sentido, indagamos neste trabalho, quais as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil em um centro municipal de Recife? Trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental, junto a uma turma com crianças de 4 a 5 anos de idade matriculadas em um centro municipal de Educação Infantil. O estudo objetivou promover a triangulação dos dados com a fundamentação teórica por meio da análise dos conteúdos. Utilizamos as bases teóricas dos estudos da educação socioambiental e a formação de atitudes socioambientais sustentáveis, da sociologia da infância e a Educação Infantil, da inovação pedagógica, da transdisciplinaridade, do pensamento sistêmico e do pensamento complexo. Os resultados apontam para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil a partir da efetiva ruptura com as bases conservadoras da educação que ainda permeiam algumas práticas educativas, para a promoção de atitudes socioambientais sustentáveis em crianças na primeira infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ATITUDES SUSTENTÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID298_14102017004001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO"
    "autor_email" => "rennatacarvalho86@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho descreve os resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um contexto da Educação Infantil de referência na rede municipal de ensino da cidade do Recife, no sentido de compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil nesse centro. Consideramos a necessidade da existência de práticas educativas socioambientais inovadoras que devem ser inseridas desde a infância, sendo fundamentadas em questões socioambientais reais, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltadas para a cidadania e para a formação de atitudes socioambientais sustentáveis nos espaços de educação formal da primeira infância. Nesse sentido, indagamos neste trabalho, quais as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil em um centro municipal de Recife? Trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental, junto a uma turma com crianças de 4 a 5 anos de idade matriculadas em um centro municipal de Educação Infantil. O estudo objetivou promover a triangulação dos dados com a fundamentação teórica por meio da análise dos conteúdos. Utilizamos as bases teóricas dos estudos da educação socioambiental e a formação de atitudes socioambientais sustentáveis, da sociologia da infância e a Educação Infantil, da inovação pedagógica, da transdisciplinaridade, do pensamento sistêmico e do pensamento complexo. Os resultados apontam para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil a partir da efetiva ruptura com as bases conservadoras da educação que ainda permeiam algumas práticas educativas, para a promoção de atitudes socioambientais sustentáveis em crianças na primeira infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.