ESTADO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PROFESSOR INICIANTE DE GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36825 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1297 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "ESTADO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PROFESSOR INICIANTE DE GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL" "resumo" => """ Tendo como foco as investigações sobre professor iniciante de Geografia escolar no Brasil, o presente texto faz uma revisão sistemática da literatura, através de um levantamento bibliográfico do tema professor iniciante a partir de pesquisas cientificas realizadas no Brasil, objetivando realizar uma atualização do estado atual do conhecimento dessa temática, tendo em vista a atual tendência dos estudos sobre essa etapa do desenvolvimento profissional do professor. \r\n Para isso, foram analisadas pesquisas científicas completas, teses e dissertações, publicadas no banco de teses e dissertações da CAPES, assim como as pesquisas de Papi e Martins (2010) e Corrêa e Portella (2012) que realizaram revisões sistemáticas da literatura semelhantes a essa. Assim, conseguimos abranger um período de 16 (dezesseis) anos, com o levantamento bibliográfico realizado entre os anos de 2000 a 2016.\r\n O estudo evidenciou que a maioria das pesquisas sobre professor iniciante analisa o professor, focando sua prática pedagógica, a (re)construção de sua identidade, a socialização profissional e as dificuldades encontradas. Mais especificamente sobre os professores iniciantes de Geografia escolar, evidenciou-se que o campo de produção ainda é muito tímido, pois foram encontrados apenas 03 (três) estudos que enfatizam esse professor na fase de iniciação à docência; essas pesquisas abordam os saberes docente, a (re)contrução da identidade e a influência do trabalho de campo na prática desse professor.\r\n No geral, essa revisão sistemática da literatura possibilitou a visão de quase inexistência de ações de formação para esses professores e a necessidade das pesquisas brasileiras se dedicarem mais ao tema, que é pouco explorado, se considerada a relevância dessa etapa profissional. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PROFESSOR INICIANTE, CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE, CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1480_10092017095445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KATARINA MENDONÇA " "autor_nome_curto" => "LARISSA M." "autor_email" => "mendonca.lk@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36825 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1297 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "ESTADO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PROFESSOR INICIANTE DE GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL" "resumo" => """ Tendo como foco as investigações sobre professor iniciante de Geografia escolar no Brasil, o presente texto faz uma revisão sistemática da literatura, através de um levantamento bibliográfico do tema professor iniciante a partir de pesquisas cientificas realizadas no Brasil, objetivando realizar uma atualização do estado atual do conhecimento dessa temática, tendo em vista a atual tendência dos estudos sobre essa etapa do desenvolvimento profissional do professor. \r\n Para isso, foram analisadas pesquisas científicas completas, teses e dissertações, publicadas no banco de teses e dissertações da CAPES, assim como as pesquisas de Papi e Martins (2010) e Corrêa e Portella (2012) que realizaram revisões sistemáticas da literatura semelhantes a essa. Assim, conseguimos abranger um período de 16 (dezesseis) anos, com o levantamento bibliográfico realizado entre os anos de 2000 a 2016.\r\n O estudo evidenciou que a maioria das pesquisas sobre professor iniciante analisa o professor, focando sua prática pedagógica, a (re)construção de sua identidade, a socialização profissional e as dificuldades encontradas. Mais especificamente sobre os professores iniciantes de Geografia escolar, evidenciou-se que o campo de produção ainda é muito tímido, pois foram encontrados apenas 03 (três) estudos que enfatizam esse professor na fase de iniciação à docência; essas pesquisas abordam os saberes docente, a (re)contrução da identidade e a influência do trabalho de campo na prática desse professor.\r\n No geral, essa revisão sistemática da literatura possibilitou a visão de quase inexistência de ações de formação para esses professores e a necessidade das pesquisas brasileiras se dedicarem mais ao tema, que é pouco explorado, se considerada a relevância dessa etapa profissional. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PROFESSOR INICIANTE, CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE, CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1480_10092017095445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KATARINA MENDONÇA " "autor_nome_curto" => "LARISSA M." "autor_email" => "mendonca.lk@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }