CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E PEDAGOGIA/UFPI
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O estudo em destaque foi movido pelo desejo de ampliar e aprofundar os conhecimentos aprendidos acerca do tema, exposto e discutido em sala durante as aulas e execução de seminários temáticos no decurso da disciplina Teorias de Currículo e Sociedade, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí.\r\n ◀O presente artigo tem por objetivos identificar a questão de gênero nos cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia, analisar, criticamente, o perfil formativo ▶ Nossa questão de partida deu-se a partir da seguinte inquietação do grupo: Que relações podemos estabelecer entre currículo e gênero nos cursos de licenciatura tipificados pelas prevalências de sexo existentes entre eles? \r\n ◀Nossa questão de partida deu-se a partir da seguinte inquietação do grupo: Que relações podemos estabelecer entre currículo e gênero nos cursos de licenciatura ▶ O estudo foi alicerçado na Abordagem Qualitativa Minayo (2001), pois este tipo de pesquisa responde às questões que não podem ser quantificadas, pelo seu caráter inerente, particular e subjetivo dos sujeitos da pesquisa. Nessa perspectiva, para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Os sentidos e mais aspectos a serem desvelados por meio dessa abordagem de pesquisa serão fatores constituintes na compreensão da realidade do campo de pesquisa, que resultará na construção de novos conhecimentos.\r\n ◀O estudo foi alicerçado na Abordagem Qualitativa Minayo (2001), pois este tipo de pesquisa responde às questões que não podem ser quantificadas, pelo seu caráte ▶ Para compreensão adequada do currículo, utilizamos das análises documentais dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física e entrevista semiestruturada. Para Manzini (1990/1991, p. 154), a entrevista semi-estruturada está focalizada em um assunto sobre o qual confeccionamos um roteiro com perguntas principais, complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias momentâneas à entrevista.\r\n ◀ Para compreensão adequada do currículo, utilizamos das análises documentais dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em ▶ Utilizamos como campo de pesquisa o Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella. Os partícipes da pesquisa são: Murilo e Cícera, graduandos do curso de Física e Vitória e Paulo, graduandos dos cursos de Pedagogia, os quais foram apresentados com nomes fictícios com o propósito de preservar suas identidades.\r\n ◀Utilizamos como campo de pesquisa o Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí Campus Ministr ▶ Nesse sentido, o currículo é pensado como um elemento que não é neutro na transmissão do conhecimento social, sendo percebido como um elemento implicado em relações de poder e que transmite visões sociais particulares e interessadas, produzindo identidades individuais e sociais particulares. \r\n ◀Nesse sentido, o currículo é pensado como um elemento que não é neutro na transmissão do conhecimento social, sendo percebido como um elemento implicado em rela ▶ Entendemos que este trabalho, ao priorizar as relações de gêneros e influência do currículo nessas perspectivas, traz discussões sobre o currículo instituído, compreendido como currículo real, formal, aprovado pelas instâncias burocráticas e o instituinte, que não está escrito necessariamente, desvelado nas brechas, nas entrelinhas, nos ditos e não-ditos. 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