LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO E TREINAMENTO DO USO DA MICROSCOPIA ÓPTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE AREIA E REMÍGIO - PARAÍBA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 8760 "titulo" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO E TREINAMENTO DO USO DA MICROSCOPIA ÓPTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE AREIA E REMÍGIO - PARAÍBA" "resumo" => "A educação é compreendida como uma maneira de formar uma sociedade crítica, pensante e atuante, ou seja, como a chave para uma formação de excelência para os cidadãos, devendo ser dada a importância necessária para tal fim. Os conteúdos de Ciências e Biologia são exemplos de que muitos assuntos precisam ser abordados de forma mais prática, mais interativa, contextualizada, caso contrário, não passarão de informações superficiais na perspectiva do aprendizado. Objetivou-se desse trabalho fazer um levantamento da utilização de laboratórios de Ciência e/ou Biologia em escolas públicas de Areia e Remígio – Paraíba e a realização de treinamento quanto ao uso de microscopia óptica para professores de escolas em cada município. Foi realizado um levantamento com questionário semiestruturado com diretores e/ou coordenadores das escolas da rede pública, exceto creches, para identificação de laboratórios, tipos de laboratórios, existência de microscópios, vidrarias e outros equipamentos, como também para saber se os mesmos eram utilizados. Após o levantamento foi selecionada uma escola em cada município para a realização de uma oficina, sobre a utilização e funcionamento do microscópio óptico para professores de Ciências e Biologia. Esse trabalho foi realizado em 2013, e tem como finalidade a continuação para observar a diferença após cinco anos de pesquisa, de modo que a pesquisa será refeita e os dados publicados na íntegra em 2018, após a comparação de dados: 2013 e 2018. Observou-se que nas escolas de Areia e Remígio - Paraíba não há laboratórios de Ciências e/ou Biologia. Havendo laboratório em 67% das escolas estaduais de Remígio (laboratório de robótica, matemática, química e informática), e 17% nas escolas municipais (laboratório de informática). Na cidade de Areia, em 40% das escolas estaduais há laboratório (laboratório de robótica, matemática e informática), e 22% para as municipais (laboratório de informática). Há microscópios em 33% das escolas estaduais de Remígio. Nas escolas de Areia há microscópios em 20% das escolas estaduais e 15% das escolas municipais. O laboratório de Ciências não é uma realidade das escolas que foram utilizadas como objeto de estudo, como também, o microscópio, para a maioria das escolas. A oficina proporcionou formação continuada aos professores. As informações coletadas darão subsídios de compreender o desenvolvimento educacional nas cidades objeto de estudo, quando comparados aos dados obtidos a partir de 2017." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LABORATÓRIO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8760_10102017210757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINALVA AZEVEDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCINALVA" "autor_email" => "lucinalvaazevedo@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 8760 "titulo" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO E TREINAMENTO DO USO DA MICROSCOPIA ÓPTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE AREIA E REMÍGIO - PARAÍBA" "resumo" => "A educação é compreendida como uma maneira de formar uma sociedade crítica, pensante e atuante, ou seja, como a chave para uma formação de excelência para os cidadãos, devendo ser dada a importância necessária para tal fim. Os conteúdos de Ciências e Biologia são exemplos de que muitos assuntos precisam ser abordados de forma mais prática, mais interativa, contextualizada, caso contrário, não passarão de informações superficiais na perspectiva do aprendizado. Objetivou-se desse trabalho fazer um levantamento da utilização de laboratórios de Ciência e/ou Biologia em escolas públicas de Areia e Remígio – Paraíba e a realização de treinamento quanto ao uso de microscopia óptica para professores de escolas em cada município. Foi realizado um levantamento com questionário semiestruturado com diretores e/ou coordenadores das escolas da rede pública, exceto creches, para identificação de laboratórios, tipos de laboratórios, existência de microscópios, vidrarias e outros equipamentos, como também para saber se os mesmos eram utilizados. Após o levantamento foi selecionada uma escola em cada município para a realização de uma oficina, sobre a utilização e funcionamento do microscópio óptico para professores de Ciências e Biologia. Esse trabalho foi realizado em 2013, e tem como finalidade a continuação para observar a diferença após cinco anos de pesquisa, de modo que a pesquisa será refeita e os dados publicados na íntegra em 2018, após a comparação de dados: 2013 e 2018. Observou-se que nas escolas de Areia e Remígio - Paraíba não há laboratórios de Ciências e/ou Biologia. Havendo laboratório em 67% das escolas estaduais de Remígio (laboratório de robótica, matemática, química e informática), e 17% nas escolas municipais (laboratório de informática). Na cidade de Areia, em 40% das escolas estaduais há laboratório (laboratório de robótica, matemática e informática), e 22% para as municipais (laboratório de informática). Há microscópios em 33% das escolas estaduais de Remígio. Nas escolas de Areia há microscópios em 20% das escolas estaduais e 15% das escolas municipais. O laboratório de Ciências não é uma realidade das escolas que foram utilizadas como objeto de estudo, como também, o microscópio, para a maioria das escolas. A oficina proporcionou formação continuada aos professores. As informações coletadas darão subsídios de compreender o desenvolvimento educacional nas cidades objeto de estudo, quando comparados aos dados obtidos a partir de 2017." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LABORATÓRIO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8760_10102017210757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINALVA AZEVEDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCINALVA" "autor_email" => "lucinalvaazevedo@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }