O presente trabalho vem nos mostrar a importância dos experimentos realizados em sala de aula e sua forma enriquecedora de atribuição de significados por parte da criança em fase de desenvolvimento. O principal objetivo é inserir, na sala de aula, experimentos que venham fazer essa relação entre o saber científico e o cotidiano da criança, lhe permitindo um conhecimento diversificado. Para que fosse efetivado o referido trabalho foram realizadas pesquisas em busca de um referencial teórico que respeitasse a aprendizagem da criança a partir da criatividade, da curiosidade e da reflexão, dentre eles: BIZZO (2000), NUNES (2009) e FREIRE (1996), entre outros. A oficina pedagógica foi realizada com professores da rede pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que trabalham com Educação Infantil e teve duração de 8 horas. A realização das oficinas nos serviu de base para ampliarmos a compreensão de que é possível educar através de atividades lúdicas e que é necessário que o professor promova, em sala de aula, momentos de aprendizagens diferenciadas, considerando a interação, a descoberta e a realização de atividades agradáveis, favorecendo um olhar questionador e reflexivo por parte de crianças da Educação Infantil.