SILVA, Maria Eliza Rocha et al.. Do registro a avaliação:análise de um contexto real. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36505>. Acesso em: 22/11/2024 05:13
O presente artigo tem a finalidade de realizar uma breve discussão teórica sobre o registro como ferramenta indispensável para o acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância da realização dos registros escolares para o processo de avaliação dos professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem. Os professores, ao registrarem por meio de diversas formas sejam elas: por meio de imagens, vídeos, anotações, e outros, adquirem uma ferramenta importante para auxiliar na avaliação do desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e possibilita a sua auto avaliação, além disso, o registro é de suma importância para o acompanhamento do processo da aprendizagem e é utilizado como mecanismo de análise para que professores conheçam o histórico de aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e levantamento de referências teóricos, que trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa recolhemos o registro inicial de uma turma do 1º ano do ensino fundamental do ano letivo de 2016 e aplicamos um questionário com a professora da turma na qual foram colhidos os registros para a análise. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional, perceber como os registros estão sendo realizados pelas professoras e qual a importância do registro para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.