Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO REGISTRO A AVALIAÇÃO:ANÁLISE DE UM CONTEXTO REAL

Palavra-chaves: REGISTRO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de realizar uma breve discussão teórica sobre o registro como ferramenta indispensável para o acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância da realização dos registros escolares para o processo de avaliação dos professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem. Os professores, ao registrarem por meio de diversas formas sejam elas: por meio de imagens, vídeos, anotações, e outros, adquirem uma ferramenta importante para auxiliar na avaliação do desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e possibilita a sua auto avaliação, além disso, o registro é de suma importância para o acompanhamento do processo da aprendizagem e é utilizado como mecanismo de análise para que professores conheçam o histórico de aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e levantamento de referências teóricos, que trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa recolhemos o registro inicial de uma turma do 1º ano do ensino fundamental do ano letivo de 2016 e aplicamos um questionário com a professora da turma na qual foram colhidos os registros para a análise. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional, perceber como os registros estão sendo realizados pelas professoras e qual a importância do registro para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

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