Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO REGISTRO A AVALIAÇÃO:ANÁLISE DE UM CONTEXTO REAL

Palavra-chaves: REGISTRO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36505
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2596
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "DO REGISTRO A AVALIAÇÃO:ANÁLISE DE UM CONTEXTO REAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de realizar uma breve discussão teórica sobre o registro como ferramenta indispensável para o acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância da realização dos registros escolares para o processo de avaliação dos professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem. Os professores, ao registrarem por meio de diversas formas sejam elas: por meio de imagens, vídeos, anotações, e outros, adquirem uma ferramenta importante para auxiliar na avaliação do desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e possibilita a sua auto avaliação, além disso, o registro é de suma importância para o acompanhamento do processo da aprendizagem e é utilizado como mecanismo de análise para que professores conheçam o histórico de aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e levantamento de referências teóricos, que trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa recolhemos o registro inicial de uma turma do 1º ano do ensino fundamental do ano letivo de 2016 e aplicamos um questionário com a professora da turma na qual foram colhidos os registros para a análise. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional, perceber como os registros estão sendo realizados pelas professoras e qual a importância do registro para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "REGISTRO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5795_14092017162809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIZA"
    "autor_email" => "mariaelizarn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36505
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2596
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "DO REGISTRO A AVALIAÇÃO:ANÁLISE DE UM CONTEXTO REAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de realizar uma breve discussão teórica sobre o registro como ferramenta indispensável para o acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância da realização dos registros escolares para o processo de avaliação dos professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem. Os professores, ao registrarem por meio de diversas formas sejam elas: por meio de imagens, vídeos, anotações, e outros, adquirem uma ferramenta importante para auxiliar na avaliação do desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e possibilita a sua auto avaliação, além disso, o registro é de suma importância para o acompanhamento do processo da aprendizagem e é utilizado como mecanismo de análise para que professores conheçam o histórico de aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e levantamento de referências teóricos, que trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa recolhemos o registro inicial de uma turma do 1º ano do ensino fundamental do ano letivo de 2016 e aplicamos um questionário com a professora da turma na qual foram colhidos os registros para a análise. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional, perceber como os registros estão sendo realizados pelas professoras e qual a importância do registro para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "REGISTRO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5795_14092017162809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIZA"
    "autor_email" => "mariaelizarn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de realizar uma breve discussão teórica sobre o registro como ferramenta indispensável para o acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância da realização dos registros escolares para o processo de avaliação dos professores, no que se refere ao ensino e aprendizagem. Os professores, ao registrarem por meio de diversas formas sejam elas: por meio de imagens, vídeos, anotações, e outros, adquirem uma ferramenta importante para auxiliar na avaliação do desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e possibilita a sua auto avaliação, além disso, o registro é de suma importância para o acompanhamento do processo da aprendizagem e é utilizado como mecanismo de análise para que professores conheçam o histórico de aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e levantamento de referências teóricos, que trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa recolhemos o registro inicial de uma turma do 1º ano do ensino fundamental do ano letivo de 2016 e aplicamos um questionário com a professora da turma na qual foram colhidos os registros para a análise. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional, perceber como os registros estão sendo realizados pelas professoras e qual a importância do registro para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.