O presente artigo busca discutir o aprendizado da ortografia no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal e em uma escola de ensino particular, ambas na cidade do Recife. Os objetivos da pesquisa foram: a) Comparar o desempenho ortográfico de duas turmas do 3º ano de dois diferentes grupos socioculturais; b) Verificar se a regularidade contida em um sufixo pode ser transposta para outro semelhante e ; c)Analisar os principais tipos de erros cometidos pelas crianças na grafia dos sufixos ÊS, EZ, ESA e EZA. A pesquisa consistiu na aplicação de um ditado lacunado onde foram mapeadas as principais dificuldades dos alunos na escrita de palavras, em cuja escrita apresentasse regularidades de tipo morfológico. Participaram da pesquisa 30 crianças, sendo 15 de cada rede de ensino, todas no nível de escrita alfabético. Os resultados das turmas pesquisadas revelaram indícios de que alunos de classe média tem desempenho ortográfico superior aos da classe popular, sobretudo nas regras ÊS e EZ e que alunos da rede pública não conseguem transferir a aprendizagem de uma regra a outra, mesmo tratando-se de regras com bastante similaridade, o que sugere que não está acontecendo ensino voltado para o estudo dos morfemas. A análise dos erros produzidos pelos dois grupos de alunos, no entanto, evidenciaram que os erros cometidos por ambos os grupos, são semelhantes, indicando que as crianças passam por hipóteses parecidas. Os dados nos levam a pensar na necessidade de investimento no ensino da ortografia, que seja sistemático e considere os conhecimentos dos aprendizes, principalmente nas escolas públicas.