SANTOS, Francisco Alves et al.. Estágio e docência: narrativas de um professor em formação. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36829>. Acesso em: 22/11/2024 08:12
A formação de professores deve envolver um processo continuo de reflexão sobre a prática docente. Neste sentido, objetivamos discutir as atividades realizadas ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca na formação de professores de Biologia. O estudo caracteriza-se como qualitativo, tendo como objeto de análise os diários de campo produzidos durante as atividades de estágio supervisionado, sob os quais é avaliado o percurso formativo do professor de biologia. Após refletir sobre estas experiências por meio dos registros é possível verificar que o estágio enquanto ambiente teórico representa espaço de discussão e elaboração de entendimentos necessários à compreensão da ação docente. Em sua vertente prática, configura-se como locus de atuação, e ambiente de apropriação dos saberes e fazeres próprios da profissão. Sendo necessário ainda salientar a presença e atuação do professor de estágio assim como o professor supervisor técnico que mediam e significam a luz das teorias da educação com os sentidos construídos nas vivências pedagógicas do professor em formação. Tais indicativos nos permite concluir que a disciplina de estágio representa uma importante etapa na formação de professores por oportunizar a reflexão e interação dos diferentes saberes inerentes a atuação docente, conjugando diferentes olhares para os dilemas vivenciados no espaço escolar. Trazendo então novas percepções para o caminhar formativo do licenciando.