Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO E DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4577
    "inscrito_id" => 9828
    "titulo" => "ESTÁGIO E DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A formação de professores deve envolver um processo continuo de reflexão sobre a prática docente. Neste sentido, objetivamos discutir as atividades realizadas ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca na formação de professores de Biologia. O estudo caracteriza-se como qualitativo, tendo como objeto de análise os diários de campo produzidos durante as atividades de estágio supervisionado, sob os quais é avaliado o percurso formativo do professor de biologia. Após refletir sobre estas experiências por meio dos registros é possível verificar que o estágio enquanto ambiente teórico representa espaço de discussão e elaboração de entendimentos necessários à compreensão da ação docente. Em sua vertente prática, configura-se como locus de atuação, e ambiente de apropriação dos saberes e fazeres próprios da profissão. Sendo necessário ainda salientar a presença e atuação do professor de estágio assim como o professor supervisor técnico que mediam e significam a luz das teorias da educação com os sentidos construídos nas vivências pedagógicas do professor em formação. Tais indicativos nos permite concluir que a disciplina de estágio representa uma importante etapa na formação de professores por oportunizar a reflexão e interação dos diferentes saberes inerentes a atuação docente, conjugando diferentes olhares para os dilemas vivenciados no espaço escolar. Trazendo então novas percepções para o caminhar formativo do licenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9828_16102017225528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES"
    "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4577
    "inscrito_id" => 9828
    "titulo" => "ESTÁGIO E DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A formação de professores deve envolver um processo continuo de reflexão sobre a prática docente. Neste sentido, objetivamos discutir as atividades realizadas ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca na formação de professores de Biologia. O estudo caracteriza-se como qualitativo, tendo como objeto de análise os diários de campo produzidos durante as atividades de estágio supervisionado, sob os quais é avaliado o percurso formativo do professor de biologia. Após refletir sobre estas experiências por meio dos registros é possível verificar que o estágio enquanto ambiente teórico representa espaço de discussão e elaboração de entendimentos necessários à compreensão da ação docente. Em sua vertente prática, configura-se como locus de atuação, e ambiente de apropriação dos saberes e fazeres próprios da profissão. Sendo necessário ainda salientar a presença e atuação do professor de estágio assim como o professor supervisor técnico que mediam e significam a luz das teorias da educação com os sentidos construídos nas vivências pedagógicas do professor em formação. Tais indicativos nos permite concluir que a disciplina de estágio representa uma importante etapa na formação de professores por oportunizar a reflexão e interação dos diferentes saberes inerentes a atuação docente, conjugando diferentes olhares para os dilemas vivenciados no espaço escolar. Trazendo então novas percepções para o caminhar formativo do licenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9828_16102017225528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES"
    "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação de professores deve envolver um processo continuo de reflexão sobre a prática docente. Neste sentido, objetivamos discutir as atividades realizadas ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca na formação de professores de Biologia. O estudo caracteriza-se como qualitativo, tendo como objeto de análise os diários de campo produzidos durante as atividades de estágio supervisionado, sob os quais é avaliado o percurso formativo do professor de biologia. Após refletir sobre estas experiências por meio dos registros é possível verificar que o estágio enquanto ambiente teórico representa espaço de discussão e elaboração de entendimentos necessários à compreensão da ação docente. Em sua vertente prática, configura-se como locus de atuação, e ambiente de apropriação dos saberes e fazeres próprios da profissão. Sendo necessário ainda salientar a presença e atuação do professor de estágio assim como o professor supervisor técnico que mediam e significam a luz das teorias da educação com os sentidos construídos nas vivências pedagógicas do professor em formação. Tais indicativos nos permite concluir que a disciplina de estágio representa uma importante etapa na formação de professores por oportunizar a reflexão e interação dos diferentes saberes inerentes a atuação docente, conjugando diferentes olhares para os dilemas vivenciados no espaço escolar. Trazendo então novas percepções para o caminhar formativo do licenciando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.