O QUE PENSAM OS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37914 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3658 "inscrito_id" => 7737 "titulo" => "O QUE PENSAM OS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é analisar como os estudantes percebem os conteúdos de Química trabalhados no 9° ano do Ensino Fundamental e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa consiste num estudo de caso, com abordagem qualitativa e foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo quatro questões, sendo duas delas abertas e duas fechadas. Para Severino (2007), os dados desse tipo de pesquisa devem ser coletados e registrados com o necessário rigor, seguindo todos os procedimentos da pesquisa de campo. Foram selecionados 14 alunos do 9º ano, de uma escola de Ensino fundamental do município de Iguatu. A pesquisa foi realizada em março de 2017. Após a análise dos dados, constatou-se que o ensino da química para os estudantes pesquisados foi satisfatório. A maioria deles disse ter tido um bom aproveitamento da disciplina e alguns se sentem mais motivados em estudar Química, quando têm o uso de aulas práticas e conteúdos contextualizados que possibilitam a interação entre eles. Percebeu-se que os assuntos voltados para o dia a dia fazem com que eles se interessem ainda mais pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7737_15102017112508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANDRA SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "DIANDRA LEITE" "autor_email" => "didiandra2009@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37914 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3658 "inscrito_id" => 7737 "titulo" => "O QUE PENSAM OS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é analisar como os estudantes percebem os conteúdos de Química trabalhados no 9° ano do Ensino Fundamental e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa consiste num estudo de caso, com abordagem qualitativa e foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo quatro questões, sendo duas delas abertas e duas fechadas. Para Severino (2007), os dados desse tipo de pesquisa devem ser coletados e registrados com o necessário rigor, seguindo todos os procedimentos da pesquisa de campo. Foram selecionados 14 alunos do 9º ano, de uma escola de Ensino fundamental do município de Iguatu. A pesquisa foi realizada em março de 2017. Após a análise dos dados, constatou-se que o ensino da química para os estudantes pesquisados foi satisfatório. A maioria deles disse ter tido um bom aproveitamento da disciplina e alguns se sentem mais motivados em estudar Química, quando têm o uso de aulas práticas e conteúdos contextualizados que possibilitam a interação entre eles. Percebeu-se que os assuntos voltados para o dia a dia fazem com que eles se interessem ainda mais pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7737_15102017112508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANDRA SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "DIANDRA LEITE" "autor_email" => "didiandra2009@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }