Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: UEPS, QUÍMICA, BIOLOGIA, 9º ANO, 9º ANO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37219
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4679
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Esse trabalho descreve a elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) realizada pelos estudantes de Ciências Biológicas da UFRN seguindo os passos de Moreira (2011) afim de fazer uma interdisciplinaridade dos conteúdos vistos em química para o ensino de ciências com a teoria vista em instrumentação para o ensino de ciências e biologia II. Os alunos puderam vivenciar na prática como elaborar uma unidade significativa e trabalhar com a interdisciplinaridade e múltiplas formas avaliativas do estudante. Por fim, foi gerado um produto didático para ser utilizado por professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "UEPS, QUÍMICA, BIOLOGIA, 9º ANO, 9º ANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID494_16102017232620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA KALUANA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA KALUANA"
    "autor_email" => "kaluana18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37219
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4679
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Esse trabalho descreve a elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) realizada pelos estudantes de Ciências Biológicas da UFRN seguindo os passos de Moreira (2011) afim de fazer uma interdisciplinaridade dos conteúdos vistos em química para o ensino de ciências com a teoria vista em instrumentação para o ensino de ciências e biologia II. Os alunos puderam vivenciar na prática como elaborar uma unidade significativa e trabalhar com a interdisciplinaridade e múltiplas formas avaliativas do estudante. Por fim, foi gerado um produto didático para ser utilizado por professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "UEPS, QUÍMICA, BIOLOGIA, 9º ANO, 9º ANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID494_16102017232620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA KALUANA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA KALUANA"
    "autor_email" => "kaluana18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho descreve a elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) realizada pelos estudantes de Ciências Biológicas da UFRN seguindo os passos de Moreira (2011) afim de fazer uma interdisciplinaridade dos conteúdos vistos em química para o ensino de ciências com a teoria vista em instrumentação para o ensino de ciências e biologia II. Os alunos puderam vivenciar na prática como elaborar uma unidade significativa e trabalhar com a interdisciplinaridade e múltiplas formas avaliativas do estudante. Por fim, foi gerado um produto didático para ser utilizado por professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.