DIFICULDADES E ÊXITOS ENCONTRADOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36470 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 7396 "titulo" => "DIFICULDADES E ÊXITOS ENCONTRADOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO." "resumo" => "O reconhecimento de um profissional se faz quando o mesmo consegue exercer suas atividades com dignidade, respeitado pelos demais colegas. Contudo, por desconhecimento do campo de saberes, a disciplina e o seu profissional da Educação Física escolar ainda se submetem a situações de baixo reconhecimento escolar por os demais colegas e estudantes não compreenderem a sua importância no currículo escolar. Nesse contexto, propomos investigarmos quais as principais dificuldades encontradas por professores de Educação Física Escolar da rede pública de cidades do interior de Pernambuco para a execução de suas aulas práticas e o planejamento de suas aulas, conforme orientações dos parâmetros curriculares e das novas concepções para a Educação Física Escolar na Educação Básica ? Para melhor respondermos nosso questionamento, utilizamos da escala Likert com afirmações e perguntas a vinte professores profissionais da Educação Física Escolar de municípios pernambucanos, diagnosticando quais as principais dificuldades para a prática da profissão e quais situações consideram como desvalorização profissional no espaço escolar. Nossos resultados confirmam queixas dos baixos recursos didáticos e infraestrutura ainda limitantes para a prática das atividades características da disciplina. Em outro aspecto, ainda que reconheçam não ser tão mais significativa, queixam-se do desconhecimento por parte de outros professores das atribuições características da disciplina, identificando-a como para brincadeiras e para distrações aos alunos, desconhecendo seu papel na formação social, cognitivo e motora dos estudantes. Em síntese, avaliamos melhorias na compreensão da disciplina Educação Física Escolar e de seu merecido reconhecimento na formação dos estudantes pela comunidade escolar, o que minimiza situações de desvalorização profissional, criando melhores condições de trabalho no contexto da região por nós investigada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DE ENSINO, DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7396_16102017004121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ETELBERTO BORBA NETO" "autor_nome_curto" => "NETO BORBA" "autor_email" => "manoelborbaneto@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36470 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 7396 "titulo" => "DIFICULDADES E ÊXITOS ENCONTRADOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO." "resumo" => "O reconhecimento de um profissional se faz quando o mesmo consegue exercer suas atividades com dignidade, respeitado pelos demais colegas. Contudo, por desconhecimento do campo de saberes, a disciplina e o seu profissional da Educação Física escolar ainda se submetem a situações de baixo reconhecimento escolar por os demais colegas e estudantes não compreenderem a sua importância no currículo escolar. Nesse contexto, propomos investigarmos quais as principais dificuldades encontradas por professores de Educação Física Escolar da rede pública de cidades do interior de Pernambuco para a execução de suas aulas práticas e o planejamento de suas aulas, conforme orientações dos parâmetros curriculares e das novas concepções para a Educação Física Escolar na Educação Básica ? Para melhor respondermos nosso questionamento, utilizamos da escala Likert com afirmações e perguntas a vinte professores profissionais da Educação Física Escolar de municípios pernambucanos, diagnosticando quais as principais dificuldades para a prática da profissão e quais situações consideram como desvalorização profissional no espaço escolar. Nossos resultados confirmam queixas dos baixos recursos didáticos e infraestrutura ainda limitantes para a prática das atividades características da disciplina. Em outro aspecto, ainda que reconheçam não ser tão mais significativa, queixam-se do desconhecimento por parte de outros professores das atribuições características da disciplina, identificando-a como para brincadeiras e para distrações aos alunos, desconhecendo seu papel na formação social, cognitivo e motora dos estudantes. Em síntese, avaliamos melhorias na compreensão da disciplina Educação Física Escolar e de seu merecido reconhecimento na formação dos estudantes pela comunidade escolar, o que minimiza situações de desvalorização profissional, criando melhores condições de trabalho no contexto da região por nós investigada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DE ENSINO, DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7396_16102017004121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ETELBERTO BORBA NETO" "autor_nome_curto" => "NETO BORBA" "autor_email" => "manoelborbaneto@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }