Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO., ESCOLA., EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35144
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3550
    "inscrito_id" => 742
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo a temática da Educação Inclusiva e a Formação do Professor, com foco na sua atuação no Ensino Fundamental. Faz uma breve explanação sobre a conceituação da Educação Inclusiva e seus aspectos históricos, discutindo, sobretudo, acerca da educação enquanto Direito de Todos. Apresenta várias reflexões acerca das leis que regem o assunto, bem como, aponta discussões sobre a estrutura organizacional das escolas. Nesse ponto, propõe reflexões críticas sobre a atual organização das unidades escolares no que tange à acolhida de alunos com deficiência. Ao final, procura analisar, sob a ótica do perfil profissional, o trabalho do professor e o desafio de acolher alunos com deficiências na sala de aula, sem nenhuma formação específica para isso, afinal, uma proposta escolar inclusiva requer mudanças nas propostas educacionais atuais na maioria das escolas. Nesse sentido, propõe possibilidades de estratégias para trabalhar com esse aluno, de modo a apontar uma postura do professor mais incisiva nessa discussão"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO., ESCOLA., EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID742_14102017133715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA OLIVEIRA DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "EDNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edinha.paz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35144
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3550
    "inscrito_id" => 742
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo a temática da Educação Inclusiva e a Formação do Professor, com foco na sua atuação no Ensino Fundamental. Faz uma breve explanação sobre a conceituação da Educação Inclusiva e seus aspectos históricos, discutindo, sobretudo, acerca da educação enquanto Direito de Todos. Apresenta várias reflexões acerca das leis que regem o assunto, bem como, aponta discussões sobre a estrutura organizacional das escolas. Nesse ponto, propõe reflexões críticas sobre a atual organização das unidades escolares no que tange à acolhida de alunos com deficiência. Ao final, procura analisar, sob a ótica do perfil profissional, o trabalho do professor e o desafio de acolher alunos com deficiências na sala de aula, sem nenhuma formação específica para isso, afinal, uma proposta escolar inclusiva requer mudanças nas propostas educacionais atuais na maioria das escolas. Nesse sentido, propõe possibilidades de estratégias para trabalhar com esse aluno, de modo a apontar uma postura do professor mais incisiva nessa discussão"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO., ESCOLA., EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID742_14102017133715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA OLIVEIRA DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "EDNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edinha.paz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a temática da Educação Inclusiva e a Formação do Professor, com foco na sua atuação no Ensino Fundamental. Faz uma breve explanação sobre a conceituação da Educação Inclusiva e seus aspectos históricos, discutindo, sobretudo, acerca da educação enquanto Direito de Todos. Apresenta várias reflexões acerca das leis que regem o assunto, bem como, aponta discussões sobre a estrutura organizacional das escolas. Nesse ponto, propõe reflexões críticas sobre a atual organização das unidades escolares no que tange à acolhida de alunos com deficiência. Ao final, procura analisar, sob a ótica do perfil profissional, o trabalho do professor e o desafio de acolher alunos com deficiências na sala de aula, sem nenhuma formação específica para isso, afinal, uma proposta escolar inclusiva requer mudanças nas propostas educacionais atuais na maioria das escolas. Nesse sentido, propõe possibilidades de estratégias para trabalhar com esse aluno, de modo a apontar uma postura do professor mais incisiva nessa discussão

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.