O presente artigo tem como objetivo a temática da Educação Inclusiva e a Formação do Professor, com foco na sua atuação no Ensino Fundamental. Faz uma breve explanação sobre a conceituação da Educação Inclusiva e seus aspectos históricos, discutindo, sobretudo, acerca da educação enquanto Direito de Todos. Apresenta várias reflexões acerca das leis que regem o assunto, bem como, aponta discussões sobre a estrutura organizacional das escolas. Nesse ponto, propõe reflexões críticas sobre a atual organização das unidades escolares no que tange à acolhida de alunos com deficiência. Ao final, procura analisar, sob a ótica do perfil profissional, o trabalho do professor e o desafio de acolher alunos com deficiências na sala de aula, sem nenhuma formação específica para isso, afinal, uma proposta escolar inclusiva requer mudanças nas propostas educacionais atuais na maioria das escolas. Nesse sentido, propõe possibilidades de estratégias para trabalhar com esse aluno, de modo a apontar uma postura do professor mais incisiva nessa discussão