Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERRELAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37238
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4930
    "inscrito_id" => 4407
    "titulo" => "INTERRELAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS"
    "resumo" => "A educação é um direito público subjetivo garantido constitucionalmente. É dever do Estado ofertá-la de forma comprometida e séria, consonante com a realidade da população a qual se destina, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Considerando-se essas premissas, os movimentos sociais do campo e os movimentos pela educação, delinearam ao longo do processo de luta pela emancipação política e efetivação de direitos, referenciais para a educação da população camponesa, que ficou conhecida como Educação do Campo. Tal proposta tem como princípio, pautar a ação educativa nos modos de vida e subjetivação dos camponeses, tendo em vista, promover a conscientização política, o fortalecimento da identidade camponesa, a troca de saberes, difusão e conservação da cultura popular. Nesse sentido, opõe-se a práticas educacionais bancárias e urbanocêntricas, que potencializam os processos de exclusão vivenciados por essa população. Tendo em vista que, nos últimos séculos, a educação institucionalizada por meio da escola tornou-se a principal responsável pelo processo de transmissão do capital cultural, o presente trabalho buscará apontar possíveis contribuições da psicologia para as práticas educativas da Educação do Campo desenvolvidas no âmbito escolar. Para tanto, apontamos aspectos relativos às raízes históricas, conceituais e teóricas da Educação do Campo, os princípios que a norteiam, aspectos políticos e legais da política de Educação do Campo, desafios para sua implementação e como o profissional da psicologia poderá contribuir nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID4407_17102017141657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BRITO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO BRITO"
    "autor_email" => "britofernandosn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37238
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4930
    "inscrito_id" => 4407
    "titulo" => "INTERRELAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS"
    "resumo" => "A educação é um direito público subjetivo garantido constitucionalmente. É dever do Estado ofertá-la de forma comprometida e séria, consonante com a realidade da população a qual se destina, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Considerando-se essas premissas, os movimentos sociais do campo e os movimentos pela educação, delinearam ao longo do processo de luta pela emancipação política e efetivação de direitos, referenciais para a educação da população camponesa, que ficou conhecida como Educação do Campo. Tal proposta tem como princípio, pautar a ação educativa nos modos de vida e subjetivação dos camponeses, tendo em vista, promover a conscientização política, o fortalecimento da identidade camponesa, a troca de saberes, difusão e conservação da cultura popular. Nesse sentido, opõe-se a práticas educacionais bancárias e urbanocêntricas, que potencializam os processos de exclusão vivenciados por essa população. Tendo em vista que, nos últimos séculos, a educação institucionalizada por meio da escola tornou-se a principal responsável pelo processo de transmissão do capital cultural, o presente trabalho buscará apontar possíveis contribuições da psicologia para as práticas educativas da Educação do Campo desenvolvidas no âmbito escolar. Para tanto, apontamos aspectos relativos às raízes históricas, conceituais e teóricas da Educação do Campo, os princípios que a norteiam, aspectos políticos e legais da política de Educação do Campo, desafios para sua implementação e como o profissional da psicologia poderá contribuir nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID4407_17102017141657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO BRITO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO BRITO"
    "autor_email" => "britofernandosn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação é um direito público subjetivo garantido constitucionalmente. É dever do Estado ofertá-la de forma comprometida e séria, consonante com a realidade da população a qual se destina, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Considerando-se essas premissas, os movimentos sociais do campo e os movimentos pela educação, delinearam ao longo do processo de luta pela emancipação política e efetivação de direitos, referenciais para a educação da população camponesa, que ficou conhecida como Educação do Campo. Tal proposta tem como princípio, pautar a ação educativa nos modos de vida e subjetivação dos camponeses, tendo em vista, promover a conscientização política, o fortalecimento da identidade camponesa, a troca de saberes, difusão e conservação da cultura popular. Nesse sentido, opõe-se a práticas educacionais bancárias e urbanocêntricas, que potencializam os processos de exclusão vivenciados por essa população. Tendo em vista que, nos últimos séculos, a educação institucionalizada por meio da escola tornou-se a principal responsável pelo processo de transmissão do capital cultural, o presente trabalho buscará apontar possíveis contribuições da psicologia para as práticas educativas da Educação do Campo desenvolvidas no âmbito escolar. Para tanto, apontamos aspectos relativos às raízes históricas, conceituais e teóricas da Educação do Campo, os princípios que a norteiam, aspectos políticos e legais da política de Educação do Campo, desafios para sua implementação e como o profissional da psicologia poderá contribuir nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.