Nas últimas décadas, o crescimento técnico científico vem trazendo inúmeras inovações e facilidades para o dia a dia do ser humano. E junto com esse desenvolvimento é gerado também um consumismo exagerado. Com isso, os problemas e a geração de lixo só aumentam, principalmente quando esses resíduos são descartados de forma incorreta. Em virtude do dia nacional do meio ambiente, e como forma de conscientização das pessoas, foi elaborada a oficina sobre lixo eletrônico, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. A presente atividade se desenvolveu na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade de Natal- RN, na turma da 1° série do ensino médio e tem como objetivo objetivos conscientizar e informar a comunidade escolar, por meio de atividades lúdicas, sobre os riscos de descartar o lixo eletrônico de forma inadequada em terrenos baldios ou lixo comum, e sobre a questão do consumismo exagerado, que é um dos grandes causadores da geração de lixo. A atividade foi desenvolvida, no seu primeiro momento, através de uma introdução ao assunto, abordando os aspectos geográficos, sociais e biológicos do lixo eletrônico. Para isso contamos com o apoio de integrantes dos subprojetos PIBID sociologia e Geografia. No segundo momento a turma foi dividida em equipe ver e equipe vermelha, para poder disputar uma gincana, composta por um quiz de perguntas e respostas, um caça ao tesouro, recolhimento de uma maior quantidade de pilhas e baterias em desuso e a confecção do cartaz de conscientização. A turma disputou a gincana com muita sabedoria e respeito aos colegas adversários. No momento do quiz, as respostas foram satisfatórias, já no caça ao tesouro uma equipe teve mais dificuldade em realizar a atividade, e apenas um grupo fez a confecção do cartaz de conscientização. Sendo assim, essa oficina didática contribuiu com o desenvolvimento do respeito mútuo entre os alunos, relações interpessoais e trabalho em grupo, bem como contribuiu para reflexão sobre a conscientização na construção de novos valores frente às questões de consumo e descarte de lixo, tanto nos alunos como em nós ministrantes.