RESUMO: São inúmeros os debates sobre sucesso e recurso da aprendizagem na sociedade nas últimas décadas. Sendo a família para esta mesma sociedade a maior responsável pela falta de contribuição e por negar aliar-se a construção e elaboração na formação dos cidadãos. Assuntos ligados a participação da família na escola para a melhoria do processo educativo são alvos de inúmeras pesquisas como teses e artigos, mostrando o quão positiva é a interação família e escola para o desenvolvimento escolar dos alunos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões de como acontece a relação família escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, buscando identificar as práticas e os métodos como uma possível maneira de unir e aprimorar a relação entre essas duas instituições na tentativa de melhorar a aprendizagem dos alunos. Em busca de enriquecer o trabalho foram usadas fontes bibliográficas, ou seja, a metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, forma importante para que o trabalho tenha um bom embasamento teórico, esse recurso é considerado relevante como subsídios para aprimorar o enriquecimento desta pesquisa. Considera-se então, que a desestrutura familiar é um dos fatores que causa no aluno a falta de interesse na aprendizagem, valores e princípios devem ser levados de casa para escola, é preciso separar, deveres da família e deveres da escola. Assim, os pais tem a missão de orientar, mostrar a educação moral dos filhos através de um bom relacionamento e não deixar essa responsabilidade apenas para a escola.