Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 254
A PREDOMINÂNCIA DA MULHER NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (E. E. E. F. DE APLICAÇÃO – CEPES/CG II EM CAMPINA GRANDE-PB)

Palavra-chaves: GÊNERO, DOCÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 23 - EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade sociabilizar os resultados parciais de uma pesquisa realizada com as docentes da E.E.E.F. de aplicação de Campina Grande-PB, cujo intuito é investigar a predominância da mulher nos anos iniciais da docência, buscando os motivos implícitos que circundam as questões de gênero presente neste lócus. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: a observação, o questionário e a entrevista semiestruturada com as professoras. Os resultados revelaram uma profunda relação de gênero incutida nos discursos e práticas docentes, onde as mesmas refletiram sobre suas condições enquanto docentes revelando ainda conceitos relacionados ao cuidar, ao status e a discriminação. Assim, nessa perspectiva observo-se que se faz necessário uma maior reflexão sobre a temática e uma ampliação dos diálogos dentro da própria escola em relação ao tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.