O presente estudo surgiu a partir das vivências propostas no currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, com sede no município de Guanambi. Com o intuito de aprofundar o conhecimento da cultura lúdica no espaço escolar, por meio das Brincadeiras, buscamos refletir sobre sua relevância na Educação Física e propor estratégias para desenvolver esse conteúdo na escola. Assim, partimos da realidade do aluno, com o propósito de conhecer melhor as experiências dos alunos em relação às suas práticas corporais vivenciadas em seu cotidiano, para que assim possamos adquirir informações da sua cultura e obtê-las em prol do desenvolvimento das aulas. A partir de vários debates e vivência em classe discute-se a importância do brincar, sobretudo, do resgate das brincadeiras de rua nas aulas de Educação Física, abordando algumas reflexões e estratégias para o ensino desse conteúdo. Essa proposta se desenvolveu em vários momentos, primeiro a apresentação da proposta pelo professor, em seguida discussão da temática em sala de aula, e os estudos extraclasses, culminando com as vivências e a socialização dos resultados. Foi identificada uma diversidade de brincadeiras de rua, das quais, variam conforme o contexto cultural de cada aluno. Algumas delas foram tematizadas, seguidas de algumas reflexões que devem fazer parte do conhecimento do professor ao se trabalhar essas brincadeiras como conteúdo da Educação Física. O estudo foi bastante significativo e esperamos poder contribuir para o resgate dessas brincadeiras no contexto escolar, bem como, para a prática pedagógica do professor de Educação Física.