O presente trabalho sobre o uso de jogos cooperativos no processo de aprendizado tem sido um aliado para os professores no que se refere ao ensino, este foi um dos motivos da escolha deste tema com o objetivo de analisar se os jogos realmente são uma forma de ensino eficaz. Visto que o profissional de educação física deve levar em conta o geral, a educação como um todo. Tanto nos aspectos físico, emocional e social. Ressaltando assim, a importância dos jogos cooperativos no ambiente escolar e também na vida cotidiana do aluno, podendo ser este um objeto de resgate de valores e socialização que poderão ser primordiais para evitar a evasão escolar, possíveis reprovações ou até mesmo a exclusão de muitos, pois o jogo objetiva a socialização e a união entre os envolvidos. O estudo foi realizado com uma turma de 30 alunos que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Antônio de Neiva da rede Estadual de Educação na cidade de Regeneração-PI. O estudo teve respaldo em alguns teóricos, como: Amaral (2004), Orlick (2002), Blotto (2000), Freire (1989). A metodologia utilizada no trabalho foi de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Após a realização dos jogos o instrumento utilizado para a coleta dos dados da pesquisa foram os questionários aplicados a todos os alunos. Os resultados analisados e discutidos, mostra de modo geral que o uso de jogos cooperativos beneficia no aprendizado dos alunos, além de que a utilização de metodologias que facilitam o aprendizado auxiliam na compreensão dos conteúdos da disciplina e isso desperta o interesse dos discentes, uma vez que esse procedimento oferece um caráter inovador.