PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38302 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4008 "inscrito_id" => 8111 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA" "resumo" => "Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, DIALOGISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8111_16102017153752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY ANY VASCONCELOS MORAIS" "autor_nome_curto" => "KELY ANY" "autor_email" => "kelyanyv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38302 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4008 "inscrito_id" => 8111 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA" "resumo" => "Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, DIALOGISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8111_16102017153752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY ANY VASCONCELOS MORAIS" "autor_nome_curto" => "KELY ANY" "autor_email" => "kelyanyv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }