Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, ENSINO, DIALOGISMO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38302
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4008
    "inscrito_id" => 8111
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, DIALOGISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8111_16102017153752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY ANY VASCONCELOS MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "KELY ANY"
    "autor_email" => "kelyanyv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38302
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4008
    "inscrito_id" => 8111
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, DIALOGISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8111_16102017153752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY ANY VASCONCELOS MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "KELY ANY"
    "autor_email" => "kelyanyv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.