Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática pautado nos aspectos discursivos da língua, que se referem às características da linguagem em uso, possibilitando o reconhecimento da natureza dinâmica de nossa língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), também se ressalta a importância do ensino de gramática por meio do qual os alunos (re)conheçam a norma padrão e estejam preparados para usá-la nas situações sociais em que se façam necessárias. À luz da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, destacam-se aspectos da linguagem e da gramática necessários à interação socioverbal dos sujeitos em suas atividades cotidianas, nas quais podem se posicionar de forma autônoma e responsiva como sujeitos ativos em relação aos enunciados com os quais dialogam tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Nesse sentido, espera-se que as práticas de linguagem propostas possibilitem novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da linguagem nas aulas de língua portuguesa, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos do ensino básico.