SANTOS, Jonas Martins. Aprenda programar: ações extensionistas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35853>. Acesso em: 23/12/2024 00:16
Apesar de haver uma grande utilização de computadores e seus recursos, ainda há um desconhecimento da computação enquanto ciência, assim, apresentar conceitos e práticas da área de forma acessível é de vital importância para a comunidade. Aprender a programar vai além da utilidade profissional pois é uma habilidade útil para vários aspectos, como, resolução dos problemas, fortalecimento do raciocino lógico e aprofundamento das técnicas de uso das tecnologias da informação. O presente trabalho tem por finalidade demonstrar os resultados obtidos a partir da execução do projeto de extensão “Laboratório de Informática: Ações Extensionistas” desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VII. O projeto objetivou contribuir para a capacitação da comunidade interna e externa da instituição no entendimento dos problemas e soluções envolvendo programação de computadores, impulsionar nessa comunidade o interesse por uma área pouco explorada pela maioria das pessoas, programação de computadores, elucidar a expansão dos conhecimentos sobre a superabundância da informação em que se refere às tecnologias computacionais e apresentar novos paradigmas educacionais que contribui não somente para a sociedade, mas também para melhoria e qualidade do ensino. Como metodologia de trabalho foram utilizadas aulas mediadas por algumas ferramentas computacionais seguindo um roteiro de atividades de cunho prático e teórico que estimulariam o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas e o uso da programação no campo pedagógico. Como avaliação, foi solicitado ao participante a elaboração de uma aplicação computacional contextualizada, que possibilitou avaliar a abstração dos conhecimentos sobre linguagem de programação, sobretudo, confirmando a importância de desenvolver essa habilidade no campo educacional atual, a qual permitiu identificar vocações para a carreira acadêmica, científica e tecnológica dos participantes.