PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38180 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Apesar das inúmeras discussões em torno da educação ambiental terem se expandido nos últimos anos, principalmente com o apoio dos meios de comunicação, ainda encontra-se uma parcela da população que pouco discute ou estuda sobre o tema, e infelizmente alguns estudantes fazem parte desse percentual. Deste modo o trabalho objetivou-se investigar e comparar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas uma estadual e uma municipal, com relação à educação ambiental, meio ambiente e problemas ambientais, sendo uma escola no município de Areia-PB e a outra no município de Arara-PB. Os dados da pesquisa foram coletados com 48 alunos e para a obtenção dos dados, foi utilizado, como instrumento de pesquisa um questionário. A aplicação do questionário foi realizada por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Os resultados comprovaram que na visão dos alunos o homem não constituiu um componente do meio ambiente, o que dificulta mais ainda a questão da consciência em preservar a natureza e os seus recursos, pois o ser humano utiliza para sua sobrevivência, sendo extremamente necessário que estes alunos sejam sensibilizados e conscientizados sobre a preservação ambiental e isso se torna possível com a aplicação efetiva da educação ambiental nas escolas sendo oferecida nas diversas disciplinas curriculares. São perceptíveis à falta de conhecimento dos alunos dos 6 ano da Escola de Areia-PB, havendo uma necessidade maior de trabalhar a educação ambiental nessa turma e que os alunos da Escola de Arara-PB apresentaram um conhecimento positivo sobre a educação ambiental, sendo trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Conclui-se que a educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente empenhado em formar cidadãos conscientes, atuantes e de senso crítico, capazes de identificarem os problemas ambientais, provocados na maioria das vezes pelo próprio ser humano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO, PROBLEMAS AMBIENTAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID846_11092017165225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE UFPB" "autor_email" => "daniellebioufpb@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38180 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Apesar das inúmeras discussões em torno da educação ambiental terem se expandido nos últimos anos, principalmente com o apoio dos meios de comunicação, ainda encontra-se uma parcela da população que pouco discute ou estuda sobre o tema, e infelizmente alguns estudantes fazem parte desse percentual. Deste modo o trabalho objetivou-se investigar e comparar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas uma estadual e uma municipal, com relação à educação ambiental, meio ambiente e problemas ambientais, sendo uma escola no município de Areia-PB e a outra no município de Arara-PB. Os dados da pesquisa foram coletados com 48 alunos e para a obtenção dos dados, foi utilizado, como instrumento de pesquisa um questionário. A aplicação do questionário foi realizada por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Os resultados comprovaram que na visão dos alunos o homem não constituiu um componente do meio ambiente, o que dificulta mais ainda a questão da consciência em preservar a natureza e os seus recursos, pois o ser humano utiliza para sua sobrevivência, sendo extremamente necessário que estes alunos sejam sensibilizados e conscientizados sobre a preservação ambiental e isso se torna possível com a aplicação efetiva da educação ambiental nas escolas sendo oferecida nas diversas disciplinas curriculares. São perceptíveis à falta de conhecimento dos alunos dos 6 ano da Escola de Areia-PB, havendo uma necessidade maior de trabalhar a educação ambiental nessa turma e que os alunos da Escola de Arara-PB apresentaram um conhecimento positivo sobre a educação ambiental, sendo trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Conclui-se que a educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente empenhado em formar cidadãos conscientes, atuantes e de senso crítico, capazes de identificarem os problemas ambientais, provocados na maioria das vezes pelo próprio ser humano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO, PROBLEMAS AMBIENTAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID846_11092017165225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE UFPB" "autor_email" => "daniellebioufpb@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }