Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO, PROBLEMAS AMBIENTAIS. Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
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Deste modo o trabalho objetivou-se investigar e comparar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas uma estadual e uma municipal, com relação à educação ambiental, meio ambiente e problemas ambientais, sendo uma escola no município de Areia-PB e a outra no município de Arara-PB. Os dados da pesquisa foram coletados com 48 alunos e para a obtenção dos dados, foi utilizado, como instrumento de pesquisa um questionário. A aplicação do questionário foi realizada por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Os resultados comprovaram que na visão dos alunos o homem não constituiu um componente do meio ambiente, o que dificulta mais ainda a questão da consciência em preservar a natureza e os seus recursos, pois o ser humano utiliza para sua sobrevivência, sendo extremamente necessário que estes alunos sejam sensibilizados e conscientizados sobre a preservação ambiental e isso se torna possível com a aplicação efetiva da educação ambiental nas escolas sendo oferecida nas diversas disciplinas curriculares. São perceptíveis à falta de conhecimento dos alunos dos 6 ano da Escola de Areia-PB, havendo uma necessidade maior de trabalhar a educação ambiental nessa turma e que os alunos da Escola de Arara-PB apresentaram um conhecimento positivo sobre a educação ambiental, sendo trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Conclui-se que a educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente empenhado em formar cidadãos conscientes, atuantes e de senso crítico, capazes de identificarem os problemas ambientais, provocados na maioria das vezes pelo próprio ser humano.Apesar das inúmeras discussões em torno da educação ambiental terem se expandido nos últimos anos, principalmente com o apoio dos meios de comunicação, ainda en" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO, PROBLEMAS AMBIENTAIS." 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apesar das inúmeras discussões em torno da educação ambiental terem se expandido nos últimos anos, principalmente com o apoio dos meios de comunicação, ainda encontra-se uma parcela da população que pouco discute ou estuda sobre o tema, e infelizmente alguns estudantes fazem parte desse percentual. Deste modo o trabalho objetivou-se investigar e comparar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas uma estadual e uma municipal, com relação à educação ambiental, meio ambiente e problemas ambientais, sendo uma escola no município de Areia-PB e a outra no município de Arara-PB. Os dados da pesquisa foram coletados com 48 alunos e para a obtenção dos dados, foi utilizado, como instrumento de pesquisa um questionário. A aplicação do questionário foi realizada por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Os resultados comprovaram que na visão dos alunos o homem não constituiu um componente do meio ambiente, o que dificulta mais ainda a questão da consciência em preservar a natureza e os seus recursos, pois o ser humano utiliza para sua sobrevivência, sendo extremamente necessário que estes alunos sejam sensibilizados e conscientizados sobre a preservação ambiental e isso se torna possível com a aplicação efetiva da educação ambiental nas escolas sendo oferecida nas diversas disciplinas curriculares. São perceptíveis à falta de conhecimento dos alunos dos 6 ano da Escola de Areia-PB, havendo uma necessidade maior de trabalhar a educação ambiental nessa turma e que os alunos da Escola de Arara-PB apresentaram um conhecimento positivo sobre a educação ambiental, sendo trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Conclui-se que a educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente empenhado em formar cidadãos conscientes, atuantes e de senso crítico, capazes de identificarem os problemas ambientais, provocados na maioria das vezes pelo próprio ser humano.

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