Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA PRODUÇÃO DE ETANOL COM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente a discussão do desafio tecnológico na produção de etanol combustível no Brasil, vem tomado imensa notoriedade por parte das autoridades em energia, em virtude da tecnologia dos carros bicombustíveis está sendo implantada em boa parte do mundo, juntamente com a ideia de informar que as fontes de energia que gerem menos impactos ambientais, frente, às energias geradas por combustíveis fósseis que eliminam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), um dos grandes vilões do aquecimento global. A aula de Química no Ensino Médio é o palco perfeito para essas discussões, pois, é nesse ambiente que podemos mostrar aos alunos, como é feita a produção de Etanol, porém, é visto que nem sempre temos uma estrutura de laboratórios de química com o suporte necessário para tal atividade. Nessa perspectiva, o professor mediador adéqua as aulas na forma de caráter discursivo-reflexivo que, abordam esse tema, utilizando materiais de baixo custo para a instrumentação de laboratório, a fim de realizar a manipulação dos materiais. A metodologia adotada no estudo foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, qualitativa, exploratória de forma descritiva. O campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Camaragibe-PE, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio e envolveu 20 alunos. O objetivo da proposta foi de desenvolver uma aula investigativa sobre a síntese de Etanol para os alunos do Ensino Médio de uma escola pública, com materiais de baixo custo, com atividades investigativas, acerca do conteúdo abordado. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram desenvolvidos a partir de 5 (cinco) momentos, com aplicações de atividades investigativas, na função de despertar no estudante o espírito crítico, criativo e investigativo. Sendo assim, partir das aplicações com atividades práticas investigativas fica evidente que resultados obtidos vão além da expectativa, com a participação ativa dos alunos em todas as fases da pesquisa, desde a formulação das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, até a discussão dos dados.

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