AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES REVELADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36068 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3064 "inscrito_id" => 9109 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES REVELADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Sabemos que a avaliação se faz presente na vida das pessoas em várias circunstâncias (na vida escolar, acadêmica, profissional) e, por isso, envolve muitas concepções e conotações diferentes, o que o torna um tema necessário a ser debatido e pesquisado. No contexto educacional, a avaliação do ensino-aprendizagem, muitas vezes, é considerada como uma problemática e um processo desafiador do trabalho docente, tendo em vista a sua relação com a mobilização de diversos saberes e o compromisso indissociável entre o binômio educativo: avaliação-aprendizagem. Essa complexidade, vivenciada no cotidiano escolar, revela aspectos relevantes para repensar as políticas de formação de professores e o processo de profissionalização docente, desde a formação inicial até a formação continuada, dadas as suas fragilidades. Considerando isso, este trabalho visa apresentar as concepções e as estratégias de avaliação utilizadas nas séries finais do Ensino Fundamental numa escola da rede privada. Nosso corpus é composto das respostas aos questionários dadas pelas três professoras, a gestora e quatro alunos de uma escola da rede privada, no município de Campina Grande (PB), a respeito de concepção e prática de avaliação e três provas aplicadas pelas professoras pesquisadas. Para analisá-los levamos em consideração as concepções de avaliação problematizadas por André & Passos (2002), Hadji (2001) e Luckesi (2003), a saber; exame versus avaliação; avaliação somativa, cumulativa, formativa. Nossa metodologia se pauta por um viés descritivo-interpretativo, de abordagem predominantemente qualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Como resultado da pesquisa, constatamos que a avaliação ainda é concebida como exame e/ou quantificação da aprendizagem se sobrepõe à prática de avaliação formativa. Isso se dá, provavelmente, pela concepção de ensino e aprendizagem e avaliação que os professores concebem e incorporam na sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9109_03102017234622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANE CRISTINA GALIZA LOURENCO" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "delanelourenco@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36068 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3064 "inscrito_id" => 9109 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES REVELADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Sabemos que a avaliação se faz presente na vida das pessoas em várias circunstâncias (na vida escolar, acadêmica, profissional) e, por isso, envolve muitas concepções e conotações diferentes, o que o torna um tema necessário a ser debatido e pesquisado. No contexto educacional, a avaliação do ensino-aprendizagem, muitas vezes, é considerada como uma problemática e um processo desafiador do trabalho docente, tendo em vista a sua relação com a mobilização de diversos saberes e o compromisso indissociável entre o binômio educativo: avaliação-aprendizagem. Essa complexidade, vivenciada no cotidiano escolar, revela aspectos relevantes para repensar as políticas de formação de professores e o processo de profissionalização docente, desde a formação inicial até a formação continuada, dadas as suas fragilidades. Considerando isso, este trabalho visa apresentar as concepções e as estratégias de avaliação utilizadas nas séries finais do Ensino Fundamental numa escola da rede privada. Nosso corpus é composto das respostas aos questionários dadas pelas três professoras, a gestora e quatro alunos de uma escola da rede privada, no município de Campina Grande (PB), a respeito de concepção e prática de avaliação e três provas aplicadas pelas professoras pesquisadas. Para analisá-los levamos em consideração as concepções de avaliação problematizadas por André & Passos (2002), Hadji (2001) e Luckesi (2003), a saber; exame versus avaliação; avaliação somativa, cumulativa, formativa. Nossa metodologia se pauta por um viés descritivo-interpretativo, de abordagem predominantemente qualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Como resultado da pesquisa, constatamos que a avaliação ainda é concebida como exame e/ou quantificação da aprendizagem se sobrepõe à prática de avaliação formativa. Isso se dá, provavelmente, pela concepção de ensino e aprendizagem e avaliação que os professores concebem e incorporam na sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9109_03102017234622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANE CRISTINA GALIZA LOURENCO" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "delanelourenco@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }