FORMAÇÃO DOCENTE NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM REDE NACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37035 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3859 "inscrito_id" => 9929 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM REDE NACIONAL" "resumo" => "Este estudo é resultado de uma pesquisa que objetivou a verificação da realidade atual da formação docente pela oferta do Programa dos Mestrados Profissionais em Rede Nacional para a formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa focou o programa de formação continuada de professores da Educação Básica, regulado pela CAPES, no âmbito das diretrizes e metas estabelecidas no PNE (2014-2024) que contempla, dentre outros aspectos, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos profissionais da educação. O Programa é desenvolvido através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, possibilitando a formação continuada daqueles profissionais nas diversas regiões do país. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental em sites e relatórios dos sujeitos e atores envolvidos. Como campo de investigação, foi utilizado o cenário atual dos cursos do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ProFis), coordenados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Sociedade Brasileira de Física, respectivamente. Esses cursos foram escolhidos por serem os programas mais antigos em atividade e, portanto, passíveis de fornecerem dados que garantam a solidez e tempo de funcionamento necessários à análise proposta. A proposta do trabalho espera contribuir com a ampla discussão sobre a valorização docente em um cenário nacional crítico no que se refere ao tema Educação Básica no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MESTRADOS EM REDE, MESTRADOS PROFISSIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9929_16102017053956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUIANY CARVALHO PADILHA" "autor_nome_curto" => "SUIANY PADILHA" "autor_email" => "spadilha@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37035 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3859 "inscrito_id" => 9929 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM REDE NACIONAL" "resumo" => "Este estudo é resultado de uma pesquisa que objetivou a verificação da realidade atual da formação docente pela oferta do Programa dos Mestrados Profissionais em Rede Nacional para a formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa focou o programa de formação continuada de professores da Educação Básica, regulado pela CAPES, no âmbito das diretrizes e metas estabelecidas no PNE (2014-2024) que contempla, dentre outros aspectos, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos profissionais da educação. O Programa é desenvolvido através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, possibilitando a formação continuada daqueles profissionais nas diversas regiões do país. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental em sites e relatórios dos sujeitos e atores envolvidos. Como campo de investigação, foi utilizado o cenário atual dos cursos do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ProFis), coordenados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Sociedade Brasileira de Física, respectivamente. Esses cursos foram escolhidos por serem os programas mais antigos em atividade e, portanto, passíveis de fornecerem dados que garantam a solidez e tempo de funcionamento necessários à análise proposta. A proposta do trabalho espera contribuir com a ampla discussão sobre a valorização docente em um cenário nacional crítico no que se refere ao tema Educação Básica no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MESTRADOS EM REDE, MESTRADOS PROFISSIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9929_16102017053956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUIANY CARVALHO PADILHA" "autor_nome_curto" => "SUIANY PADILHA" "autor_email" => "spadilha@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }