O presente trabalho está baseado em uma pesquisa relacionada ao ensino de Química, tendo como tema “Energia Renovável”, onde foi abordada a importância de trabalhar esta temática com os alunos do ensino médio, destacando os principais tipos de biocombustíveis que são viáveis ao Brasil, tais como o etanol e o biodiesel, debatendo também sobre os impactos positivos e negativos que essas fontes de energia causam ao meio ambiente. Com o principal objetivo a conscientização sobre o assunto por parte destes estudantes e, assim, contribuir para formação de cidadãos que possam intervir no seu meio, além de agregar novos conhecimentos relacionados à energia e às questões ambientais. Para isso, foram discutidos conceitos e fenômenos que permeiam esta temática, apresentando uma abordagem sob a perspectiva da CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de maneira que a metodologia utilizada foi pensada de modo que possibilitasse a construção de conhecimentos pelos alunos, envolvendo teoria e prática, para que se alcance bons resultados. Nos três anos do ensino médio é possível utilizar este tema para relacionar a química com o cotidiano, proporcionando um melhor entendimento da disciplina, e desenvolvendo meios efetivos de como será trabalhada a consciência ambiental dos alunos. Portanto, essa pesquisa constituiu-se na abordagem do tema “Energia renovável” no ensino de química, em uma escola estadual no município de Currais Novos - RN, com uma turma do 3° ano do ensino médio, fazendo comparações acerca dos conhecimentos dos alunos antes e após a participação neste trabalho, percebendo que a consciência ambiental foi estimulada de maneira eficiente.