AVALIAÇÃO ESCOLAR: COMPARAÇÃO DE NOTAS ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO BIMESTRE DE UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACOPIARA – CE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36067 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: COMPARAÇÃO DE NOTAS ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO BIMESTRE DE UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACOPIARA – CE" "resumo" => "A avaliação escolar se dá basicamente como meio de verificar se alunos de uma determinada turma atingiram o nível desejado de aprendizagem nas matérias que estão cursando. Para realização das avaliações geralmente o instrumento mais utilizado são as provas escritas, sendo essas internas ou externas a instituição a qual se aplica. O ato de avaliar se iniciou com a vinda dos padres jesuítas ao Brasil e desde então esse é um processo recorrente em nossas instituições. Com o tempo a avaliação escolar se torna mais complexa e passa a englobar outros momentos do processo educativo. Assim, levando em consideração a multidimensionalidade que o processo avaliativo incorpora, propomos este inscrito como forma de observar o quanto as notas melhoraram ou não em relação à mudança de professor em uma turma de 3º do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Acopiara – CE. O objetivo deste ensaio é identificar se houve diminuição ou melhora do rendimento dos alunos, quanto as avaliações do primeiro para o segundo bimestre. É importante destacar que a turma na qual realizamos a coleta dos dados passou por uma mudança de professor de um período para outro. Para a comparação das notas obtidas nós utilizamos de recursos como cálculo de média aritmética, moda e construção de gráficos de colunas para melhor visualização dos números. A partir do levantamento de informações como forma de avaliação, conteúdos trabalhados, materiais didáticos utilizados e acesso as notas dos estudantes nas disciplinas de português, história e geografia foi possível constatar que as notas do segundo período foram superiores às do primeiro na maioria dos casos, pois estas se mostraram mais homogêneas entres os alunos e a média aritmética também foi superior no segundo momento. Diante o exposto, podemos concluir que a mudança de professor e no método avaliativo se mostraram mais benéficas a turma, pois conseguiram melhores índices no segundo período. Porém, vale ressaltar que o método como são avaliados não é completo, vista que leva em consideração apenas os números obtidos nas provas. Seria necessário então avalia-los de uma forma qualitativa e não apenas quantitativamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, MUDANÇA DE PROFESSOR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID938_10092017192540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFRÂNIO VIEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "AFRÂNIO VIEIRA" "autor_email" => "afranio1930@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36067 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: COMPARAÇÃO DE NOTAS ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO BIMESTRE DE UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACOPIARA – CE" "resumo" => "A avaliação escolar se dá basicamente como meio de verificar se alunos de uma determinada turma atingiram o nível desejado de aprendizagem nas matérias que estão cursando. Para realização das avaliações geralmente o instrumento mais utilizado são as provas escritas, sendo essas internas ou externas a instituição a qual se aplica. O ato de avaliar se iniciou com a vinda dos padres jesuítas ao Brasil e desde então esse é um processo recorrente em nossas instituições. Com o tempo a avaliação escolar se torna mais complexa e passa a englobar outros momentos do processo educativo. Assim, levando em consideração a multidimensionalidade que o processo avaliativo incorpora, propomos este inscrito como forma de observar o quanto as notas melhoraram ou não em relação à mudança de professor em uma turma de 3º do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Acopiara – CE. O objetivo deste ensaio é identificar se houve diminuição ou melhora do rendimento dos alunos, quanto as avaliações do primeiro para o segundo bimestre. É importante destacar que a turma na qual realizamos a coleta dos dados passou por uma mudança de professor de um período para outro. Para a comparação das notas obtidas nós utilizamos de recursos como cálculo de média aritmética, moda e construção de gráficos de colunas para melhor visualização dos números. A partir do levantamento de informações como forma de avaliação, conteúdos trabalhados, materiais didáticos utilizados e acesso as notas dos estudantes nas disciplinas de português, história e geografia foi possível constatar que as notas do segundo período foram superiores às do primeiro na maioria dos casos, pois estas se mostraram mais homogêneas entres os alunos e a média aritmética também foi superior no segundo momento. Diante o exposto, podemos concluir que a mudança de professor e no método avaliativo se mostraram mais benéficas a turma, pois conseguiram melhores índices no segundo período. Porém, vale ressaltar que o método como são avaliados não é completo, vista que leva em consideração apenas os números obtidos nas provas. Seria necessário então avalia-los de uma forma qualitativa e não apenas quantitativamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, MUDANÇA DE PROFESSOR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID938_10092017192540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFRÂNIO VIEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "AFRÂNIO VIEIRA" "autor_email" => "afranio1930@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }