Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE PESQUISA EM ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, MATERIAL DIDÁTICO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Acredita-se que a inclusão de estudantes com deficiência não depende apenas da inserção destes na sociedade, escola, sala de aula, mas de terem suas necessidades educacionais atendidas através da utilização de materiais, métodos e recursos adequados. Em quase todos os conteúdos do Ensino Médio, Técnico e até do Ensino Superior, há conteúdos que utilizam frequentemente a linguagem visual em figuras, diagramas e gráficos. Essa linguagem, muitas vezes, dificulta a compreensão do conteúdo por parte dos estudantes com deficiência, seja visual, auditiva, física ou até mesmo neurológica. Sendo assim, esses materiais necessitam de adaptações para que o estudante desfrute de uma aprendizagem significativa, garantindo aos mesmos o acesso às figuras, gráficos e símbolos por meio da exploração tátil. Além da dificuldade sinalizada pelos estudantes e professores, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394 promulgada no ano de 1996, em seu capítulo V, que versa sobre a educação especial, afirma que essa modalidade de educação escolar deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, prevendo que quando necessário devem ser oferecidos serviços de apoio, com profissionais especializados, na escola regular. Visando colaborar com o processo de inclusão, a Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais propõe a pesquisa e a elaboração de materiais didáticos especializados, procurando estabelecer um canal de diálogo direto com os professores, indo de encontro a estes e identificando suas necessidades profissionais para o atendimento em sala de aula ao estudante com deficiência. O projeto tem como objetivo identificar conteúdos dos cursos técnicos e superiores, como diagramas, figuras e gráficos, e verificar quais necessitam de acessibilidade. O processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência deve fazer uso de todos os recursos disponíveis. A exploração tátil é um recurso que pode facilitar o reconhecimento de representações visuais, que podem ser barreiras para a compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. A educação inclusiva se estabelece à medida que “os alunos com deficiência estão sendo ensinados no mesmo contexto curricular e instrucional com os demais colegas de sala de aula. Materiais curriculares comuns podem precisar ser adaptados” (SASSAKI, 2009).

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