É de suma importância se atentar as práticas pedagógicas na construção de uma estrutura de sala de aula mais participativa e inclusiva. E foi a parti desta noção de ambiente escolar que o presente estudo se propôs a analisar a importância do relatório de aula por parte do professor-avaliador como instrumento que avalie o desenvolvimento do alunado frente aos conteúdos preestabelecidos por uma grade curricular imposta por uma administração pedagógica. Assim, tomando como base documentos, livros e artigos que desenvolveram problematizações/ discussões sobre estas práticas pedagógicas, o presente estudo analisou e esquematizou pequenos tópicos que podem nortear as atitudes comportamentais dos professores diante do seu corpo discente ativo. A luz da teoria de Cronbach (1969), três pontos foram primordiais para o desenvolver do estudo, são eles: (1) Compreender as necessidades do corpo discente individualmente para o discernimento de pontos positivos e negativos; (2) determinar a aptidão de materiais e métodos utilizados em um sistema educacional; e (3) delimitar a eficiência dos professores e coordenadores do planejamento educacional. Assim, na busca de entender o sentido das ações - levantado por Weber (2015) - e das práticas - com as teorias de Nicolini (2013) - lançou-se um olhar mais crítico sobre os pontos teóricos que envolve as ações ensino-aprendizagem em instituições educacionais. Salienta-se que o estudo tem como literatura base a perspectiva de avaliação em Cronbach (1969), mas que busca em outras fontes balizar os tópicos a serem discutidos em um ambiente extremamente volátil (o pelo menos deveria ser) como a esfera da educação.