A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PARA CARACTERIZAÇÃO DO SERTÃO BRASILEIRO: AS POTENCIALIDADES DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35445 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4265 "inscrito_id" => 10121 "titulo" => "A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PARA CARACTERIZAÇÃO DO SERTÃO BRASILEIRO: AS POTENCIALIDADES DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO" "resumo" => "O presente texto, de caráter teórico reflexivo, apresenta-se como proposta metodológica para as aulas de Geografia que tenham como objetivo utilizar um recurso bastante usual em meio à sociedade globalizada dos dias atuais, o filme. O filme, na perspectiva de construção do conhecimento, insere-se como linguagem, sendo muitas vezes denominado de Linguagem Fílmica. Tal ferramenta/recurso, nos dias atuais, é bem comum, de fácil acesso, e de grande aceitabilidade por parte de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Deste modo, professores que refletem sobre metodologias mais atrativas e efetivas inserem tal recurso em suas aulas com a finalidade não mais de disfarçar atuações, substituir outros professores, ou até mesmo com pretexto para não lecionar. A nossa proposta parte do uso do filme Abril Despedaçado lançado no Brasil em Maio de 2002. Com direção de Walter Salles e protagonismo do ator Rodrigo Santoro, o filme apresenta uma série de características que se enquadram nos aspectos físicos e humanos do Sertão brasileiro, sendo ideal para uma mediação de conhecimento sobre essa porção territorial do Brasil tão instigante, porém, ainda tão estigmatizada negativamente pelas pessoas. Nas nossas abordagens e reflexões teóricas sobre a linguagem fílmica como recurso para o Ensino, utilizamos autores como Alves e Silva (2016); Ferreira (2010); Frigotto, Hoepers, Muterlle (2011); Gonçalves (2010); Oliveira (2011); e Pereira (2009). Não apontamos nenhum caminho teórico no que diz respeito às abordagens geográficas, uma vez que os conceitos, temas, e conteúdos potencializados pelo filme estão e podem ser aplicados em diferentes anos letivos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Assim sendo, o professor tem autonomia no uso da literatura e estudiosos pertinentes aos seus caminhos teóricos e metodológicos. Dentre os nossos resultados, conseguimos apontar uma série de possibilidades temáticas e conceituais dentro do campo da Geografia Física e Humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LINGUAGEM FÍLMICA, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO DE GEOGRAFIA, SERTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10121_16102017195325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DE ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "DAVID ABREU" "autor_email" => "davidabreu.cz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35445 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4265 "inscrito_id" => 10121 "titulo" => "A LINGUAGEM FÍLMICA COMO RECURSO PARA CARACTERIZAÇÃO DO SERTÃO BRASILEIRO: AS POTENCIALIDADES DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO" "resumo" => "O presente texto, de caráter teórico reflexivo, apresenta-se como proposta metodológica para as aulas de Geografia que tenham como objetivo utilizar um recurso bastante usual em meio à sociedade globalizada dos dias atuais, o filme. O filme, na perspectiva de construção do conhecimento, insere-se como linguagem, sendo muitas vezes denominado de Linguagem Fílmica. Tal ferramenta/recurso, nos dias atuais, é bem comum, de fácil acesso, e de grande aceitabilidade por parte de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Deste modo, professores que refletem sobre metodologias mais atrativas e efetivas inserem tal recurso em suas aulas com a finalidade não mais de disfarçar atuações, substituir outros professores, ou até mesmo com pretexto para não lecionar. A nossa proposta parte do uso do filme Abril Despedaçado lançado no Brasil em Maio de 2002. Com direção de Walter Salles e protagonismo do ator Rodrigo Santoro, o filme apresenta uma série de características que se enquadram nos aspectos físicos e humanos do Sertão brasileiro, sendo ideal para uma mediação de conhecimento sobre essa porção territorial do Brasil tão instigante, porém, ainda tão estigmatizada negativamente pelas pessoas. Nas nossas abordagens e reflexões teóricas sobre a linguagem fílmica como recurso para o Ensino, utilizamos autores como Alves e Silva (2016); Ferreira (2010); Frigotto, Hoepers, Muterlle (2011); Gonçalves (2010); Oliveira (2011); e Pereira (2009). Não apontamos nenhum caminho teórico no que diz respeito às abordagens geográficas, uma vez que os conceitos, temas, e conteúdos potencializados pelo filme estão e podem ser aplicados em diferentes anos letivos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Assim sendo, o professor tem autonomia no uso da literatura e estudiosos pertinentes aos seus caminhos teóricos e metodológicos. Dentre os nossos resultados, conseguimos apontar uma série de possibilidades temáticas e conceituais dentro do campo da Geografia Física e Humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LINGUAGEM FÍLMICA, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO DE GEOGRAFIA, SERTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10121_16102017195325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DE ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "DAVID ABREU" "autor_email" => "davidabreu.cz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }