CAVALCANTE, Risoleide Bezerra et al.. Dificuldades de leitura no ciclo de alfabetização. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36467>. Acesso em: 05/11/2024 07:32
O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz. Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos. Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender.