DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36467 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1462 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz. Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos. Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4077_10092017191715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISOLEIDE BEZERRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "RISOLEIDE " "autor_email" => "risoleidec@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36467 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1462 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz. Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos. Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4077_10092017191715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISOLEIDE BEZERRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "RISOLEIDE " "autor_email" => "risoleidec@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }