Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: MODELO, ENSINO, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Durante muito tempo, os professores nunca deram uma aula através de experimentos ou utilizando modelos tridimensionais (3D). Nessa compreensão de análise de teorias de aprendizagem, a ideia de trabalhar com modelos didáticos nas aulas de Ciências, valorizando a investigação e o cotidiano do aluno, e é uma concepção de ensino que deve estar contemplada na Proposta Política Pedagógica da escola, pois a utilização de atividades experimentais durante as aulas interdisciplinares pode trazer um grande avanço no Ensino de Ciências. O objetivo é mostrar a importância dos modelos didáticos nas aulas de Ciências. Para cumprir esse objetivo avaliamos o aprendizado dos alunos após a aplicação de uma aula teórica e após uma aplicação de uma prática adicionada de recursos (Modelo didático 3D). A coleta de dados foi realizada pela aplicação de Questionário Pré e Pós intervenção. Durante a intervenção foi perceptível um maior interesse e atenção dos alunos pelos assuntos, os quais também trouxeram contribuições de sua realidade para ampliar o conhecimento discutido em sala de aula. Quando comparado com observações visuais realizadas durante as aulas teóricas. Após a intervenção observou-se uma maior fixação do aprendizado quando da utilização de recursos (Modelo didático). Constatou-se que o estimulo da percepção sensorial dos alunos favoreceu a fixação do aprendizado. A fácil e barata confecção de modelos didáticos é sugerida para utilização em aulas de Ciências para alunos do Ensino Fundamental em diversos locais.

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