O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37581 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3335 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" "resumo" => "A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CINEMA, FILME, MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_11102017102301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "VALDINEIA" "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37581 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3335 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" "resumo" => "A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CINEMA, FILME, MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_11102017102301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "VALDINEIA" "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }