Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO A DOCENCIA: EXPERIÊNCIAS E INEXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38082
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3483
    "inscrito_id" => 9332
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO A DOCENCIA: EXPERIÊNCIAS E INEXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os professores que acabaram de ingressar no mercado de trabalho trazem consigo uma insegurança intimamente relacionada à sua ação profissional e essa falta de confiança na maioria das vezes está relacionada com a própria formação, fazendo com que esses docentes em inicio de carreira, tenham uma percepção de que aquilo que aprenderam durante a graduação não foi suficiente para prepará-los para o mercado de trabalho. Esse fato recorrente não é retratado com frequência em escritos acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho procurou evidenciar as experiências e anseios enfrentados pelos docentes recém formados. Os profissionais foram indagados por meio de uma conversa informal em relação a questões que permeiam a prática profissional, e as respostas foram analisadas e discutidas no decorrer do texto respaldado por textos de diferentes autores encontrados na literatura. Através desta pesquisa foi possível perceber que estes docentes apontam aspectos semelhantes como desafios a serem enfrentados enquanto professores, e apontam a formação continuada como possível solução para superar esses obstáculos. Os assuntos citados pelos entrevistados são de modo geral comumente encontrados na literatura, entretanto falta nesses trabalhos o esforço de trazer à tona a fala dos professores, uma vez que esses pontos são retratados de forma isolada sem fazer referência ao cotidiano e a história profissional dos envolvidos. Por fim, foi possível perceber a partir das análises realizadas que é comum entre os entrevistados a falta de confiança em relação a capacidade enquanto profissional, mesmo estes tendo participado de medidas que buscam proporcionar maior aporte técnico a pratica docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9332_13102017162447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAJARA RAQUEL DE LIMA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NAJARA RAQUEL"
    "autor_email" => "najararaquel.morais@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38082
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3483
    "inscrito_id" => 9332
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO A DOCENCIA: EXPERIÊNCIAS E INEXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os professores que acabaram de ingressar no mercado de trabalho trazem consigo uma insegurança intimamente relacionada à sua ação profissional e essa falta de confiança na maioria das vezes está relacionada com a própria formação, fazendo com que esses docentes em inicio de carreira, tenham uma percepção de que aquilo que aprenderam durante a graduação não foi suficiente para prepará-los para o mercado de trabalho. Esse fato recorrente não é retratado com frequência em escritos acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho procurou evidenciar as experiências e anseios enfrentados pelos docentes recém formados. Os profissionais foram indagados por meio de uma conversa informal em relação a questões que permeiam a prática profissional, e as respostas foram analisadas e discutidas no decorrer do texto respaldado por textos de diferentes autores encontrados na literatura. Através desta pesquisa foi possível perceber que estes docentes apontam aspectos semelhantes como desafios a serem enfrentados enquanto professores, e apontam a formação continuada como possível solução para superar esses obstáculos. Os assuntos citados pelos entrevistados são de modo geral comumente encontrados na literatura, entretanto falta nesses trabalhos o esforço de trazer à tona a fala dos professores, uma vez que esses pontos são retratados de forma isolada sem fazer referência ao cotidiano e a história profissional dos envolvidos. Por fim, foi possível perceber a partir das análises realizadas que é comum entre os entrevistados a falta de confiança em relação a capacidade enquanto profissional, mesmo estes tendo participado de medidas que buscam proporcionar maior aporte técnico a pratica docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9332_13102017162447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAJARA RAQUEL DE LIMA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NAJARA RAQUEL"
    "autor_email" => "najararaquel.morais@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os professores que acabaram de ingressar no mercado de trabalho trazem consigo uma insegurança intimamente relacionada à sua ação profissional e essa falta de confiança na maioria das vezes está relacionada com a própria formação, fazendo com que esses docentes em inicio de carreira, tenham uma percepção de que aquilo que aprenderam durante a graduação não foi suficiente para prepará-los para o mercado de trabalho. Esse fato recorrente não é retratado com frequência em escritos acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho procurou evidenciar as experiências e anseios enfrentados pelos docentes recém formados. Os profissionais foram indagados por meio de uma conversa informal em relação a questões que permeiam a prática profissional, e as respostas foram analisadas e discutidas no decorrer do texto respaldado por textos de diferentes autores encontrados na literatura. Através desta pesquisa foi possível perceber que estes docentes apontam aspectos semelhantes como desafios a serem enfrentados enquanto professores, e apontam a formação continuada como possível solução para superar esses obstáculos. Os assuntos citados pelos entrevistados são de modo geral comumente encontrados na literatura, entretanto falta nesses trabalhos o esforço de trazer à tona a fala dos professores, uma vez que esses pontos são retratados de forma isolada sem fazer referência ao cotidiano e a história profissional dos envolvidos. Por fim, foi possível perceber a partir das análises realizadas que é comum entre os entrevistados a falta de confiança em relação a capacidade enquanto profissional, mesmo estes tendo participado de medidas que buscam proporcionar maior aporte técnico a pratica docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.