Embora os assuntos relacionados à problemática ambiental perpassem por quase todas as esferas sociais, ainda se nota que o uso da Educação Ambiental como ferramenta de promoção da Sustentabilidade por meio de um novo saber, pensar e agir não é utilizado de forma contundente nos diferentes níveis do ensino. As práticas de EA estão fundamentadas na construção de sociedades justas e sustentáveis, nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e educação como direito de todos e todas. Em decorrência desta constatação, este estudo busca analisar a perspectiva do docente da Escola Municipal Ney Braga, na cidade de Governador Newton Bello – MA, que aborda, dentro dos conteúdos programáticos da disciplina Ciências da Natureza, dinâmicas e metodologias sobre a temática Educação Ambiental para a turma do nono ano do Ensino Fundamental como ferramenta pedagógica de suas práticas cotidianas. A motivação desta pesquisa se deu a partir da observação da escassez de projetos voltados à temática ambiental, sobretudo especificamente em Educação Ambiental, na própria escola. Para realização desta pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário estruturado composto de 6 (seis) (perguntas fechadas) utilizando formulário elaborado em documento formato Word, durante o mês de dezembro/2015. Nesta pesquisa, nota-se que o profissional desta área possui inúmeras atribuições, no entanto, avaliando a experiência enquanto profissional e o aparato à disposição do docente verifica-se apenas um empenho em cumprir carga horária sem dar devida dimensão a transversalidade da Educação Ambiental, além do desamparo da estrutura física e financeira do prédio. A formação do educador ambiental não acontece numa perspectiva contextualizada, ampla e crítica sobre a problemática ambiental devido, sobretudo, à dificuldade de projetos integradores (interdisciplinares).