Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TUTORIA COMO INSTRUMENTO DE DIMINUIÇÃO DA EVASÃO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DO CURSO DE QUÍMICA DO CCA - UFPB

Palavra-chaves: TUTORIA, ACOMPANHAMENTO, DIFICULDADES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35630
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4168
    "inscrito_id" => 2968
    "titulo" => "A TUTORIA COMO INSTRUMENTO DE DIMINUIÇÃO DA EVASÃO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DO CURSO DE QUÍMICA DO CCA - UFPB"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem é permeado de dificuldades e, no ensino de Cálculo não é diferente, muitas são as limitações para a construção do conhecimento. O percentual de reprovação nas disciplinas de Cálculo I tem representado um dos grandes problemas para o curso de Química Licenciatura/Bacharelado do CCA/UFPB, onde tais disciplinas são obrigatórias. Considerando a necessidade de desenvolver métodos eficazes para sanar a evasão do curso de Química na UFPB, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar os fatores que contribuem para as dificuldades dos discentes na disciplina de Cálculo I, e consequentemente, propor soluções para essa temática com o auxílio de alunos tutores. A atividade foi executada em turmas do curso de Química no período de 2016.2 e a disciplina trabalhada foi Cálculo I, as etapas executadas neste projeto foram divididas em: identificação, acompanhamento e intervenção. Identificou-se especificamente a dificuldade de cada aluno. Assim, dando início ao acompanhamento com aulas de auxílio, tendo como conteúdo assuntos básicos da disciplina e pré-requisitos a cada uma. Posteriormente, foram elaborados métodos de ensino mais específicos a cada dificuldade apresentada, como: questionário, apresentações em slides e aulas práticas com resolução de exercícios. Os resultados foram aferidos em função de um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa e do desempenho dos mesmos na disciplina após o projeto. Com base nos dados obtidos, ficou perceptível, que um acompanhamento bem estruturado contribui de forma significativa para os alunos que apresentam déficit de aprendizagem nos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TUTORIA, ACOMPANHAMENTO, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2968_16102017183204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA CUNHA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressa_bbgt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35630
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4168
    "inscrito_id" => 2968
    "titulo" => "A TUTORIA COMO INSTRUMENTO DE DIMINUIÇÃO DA EVASÃO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DO CURSO DE QUÍMICA DO CCA - UFPB"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem é permeado de dificuldades e, no ensino de Cálculo não é diferente, muitas são as limitações para a construção do conhecimento. O percentual de reprovação nas disciplinas de Cálculo I tem representado um dos grandes problemas para o curso de Química Licenciatura/Bacharelado do CCA/UFPB, onde tais disciplinas são obrigatórias. Considerando a necessidade de desenvolver métodos eficazes para sanar a evasão do curso de Química na UFPB, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar os fatores que contribuem para as dificuldades dos discentes na disciplina de Cálculo I, e consequentemente, propor soluções para essa temática com o auxílio de alunos tutores. A atividade foi executada em turmas do curso de Química no período de 2016.2 e a disciplina trabalhada foi Cálculo I, as etapas executadas neste projeto foram divididas em: identificação, acompanhamento e intervenção. Identificou-se especificamente a dificuldade de cada aluno. Assim, dando início ao acompanhamento com aulas de auxílio, tendo como conteúdo assuntos básicos da disciplina e pré-requisitos a cada uma. Posteriormente, foram elaborados métodos de ensino mais específicos a cada dificuldade apresentada, como: questionário, apresentações em slides e aulas práticas com resolução de exercícios. Os resultados foram aferidos em função de um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa e do desempenho dos mesmos na disciplina após o projeto. Com base nos dados obtidos, ficou perceptível, que um acompanhamento bem estruturado contribui de forma significativa para os alunos que apresentam déficit de aprendizagem nos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TUTORIA, ACOMPANHAMENTO, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2968_16102017183204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA CUNHA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressa_bbgt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem é permeado de dificuldades e, no ensino de Cálculo não é diferente, muitas são as limitações para a construção do conhecimento. O percentual de reprovação nas disciplinas de Cálculo I tem representado um dos grandes problemas para o curso de Química Licenciatura/Bacharelado do CCA/UFPB, onde tais disciplinas são obrigatórias. Considerando a necessidade de desenvolver métodos eficazes para sanar a evasão do curso de Química na UFPB, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar os fatores que contribuem para as dificuldades dos discentes na disciplina de Cálculo I, e consequentemente, propor soluções para essa temática com o auxílio de alunos tutores. A atividade foi executada em turmas do curso de Química no período de 2016.2 e a disciplina trabalhada foi Cálculo I, as etapas executadas neste projeto foram divididas em: identificação, acompanhamento e intervenção. Identificou-se especificamente a dificuldade de cada aluno. Assim, dando início ao acompanhamento com aulas de auxílio, tendo como conteúdo assuntos básicos da disciplina e pré-requisitos a cada uma. Posteriormente, foram elaborados métodos de ensino mais específicos a cada dificuldade apresentada, como: questionário, apresentações em slides e aulas práticas com resolução de exercícios. Os resultados foram aferidos em função de um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa e do desempenho dos mesmos na disciplina após o projeto. Com base nos dados obtidos, ficou perceptível, que um acompanhamento bem estruturado contribui de forma significativa para os alunos que apresentam déficit de aprendizagem nos conteúdos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.