O processo de ensino e aprendizagem é permeado de dificuldades e, no ensino de Cálculo não é diferente, muitas são as limitações para a construção do conhecimento. O percentual de reprovação nas disciplinas de Cálculo I tem representado um dos grandes problemas para o curso de Química Licenciatura/Bacharelado do CCA/UFPB, onde tais disciplinas são obrigatórias. Considerando a necessidade de desenvolver métodos eficazes para sanar a evasão do curso de Química na UFPB, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar os fatores que contribuem para as dificuldades dos discentes na disciplina de Cálculo I, e consequentemente, propor soluções para essa temática com o auxílio de alunos tutores. A atividade foi executada em turmas do curso de Química no período de 2016.2 e a disciplina trabalhada foi Cálculo I, as etapas executadas neste projeto foram divididas em: identificação, acompanhamento e intervenção. Identificou-se especificamente a dificuldade de cada aluno. Assim, dando início ao acompanhamento com aulas de auxílio, tendo como conteúdo assuntos básicos da disciplina e pré-requisitos a cada uma. Posteriormente, foram elaborados métodos de ensino mais específicos a cada dificuldade apresentada, como: questionário, apresentações em slides e aulas práticas com resolução de exercícios. Os resultados foram aferidos em função de um questionário aplicado aos alunos participantes da pesquisa e do desempenho dos mesmos na disciplina após o projeto. Com base nos dados obtidos, ficou perceptível, que um acompanhamento bem estruturado contribui de forma significativa para os alunos que apresentam déficit de aprendizagem nos conteúdos matemáticos.