Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROPULSORA PARA EDUCAÇÃO EM VALORES

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo vem apresentar como é possível trabalhar na escola os valores éticos e sociais, as instruções educacionais para transmissão desse conhecimento, quais as contribuições e desafios deste conteúdo, e estratégias de ensino, a luz de experiências obtidas em estágio na educação infantil, em uma escola da rede pública. A Educação Infantil constitui-se como a primeira fase da vida escolar de uma criança, variando de 0 a 6 anos, proporcionando as crianças um desenvolvimento de seus aspectos físicos, mentais, sociais, culturais e educacionais. Por ser uma etapa importante de descobertas e formação de caráter, torna-se mais fácil e essencial o ensino de valores, tendo em vista que é também nesse momento que a criança começa a relacionar-se com o mundo e com as pessoas, e isso a levará a deparar-se com situações que vão pedir um conhecimento do tema. Nesse aspecto, o docente na educação infantil surge como um auxiliador nesse desenvolvimento, elaborando estratégias como a contação de histórias para ensinar o assunto em questão. Através de uma história bem contada, é possível fazer a criança refletir sobre questões de violência, frustrações, respeito ao próximo, cuidados com a natureza, obediência à pátria, importância da família e etc. Foi utilizando esse recurso como meio para aprendizado, que produzimos um projeto para ser executado no estágio obrigatório da educação infantil, pensamos em trabalhar essa temática ao fazermos visitas a escola com o propósito de observar a rotina das crianças e o modo como interagiam. Para suporte e organização dos elementos deste trabalho e do desenvolvimento das atividades do estágio optou-se pelas reflexões acerca da temática: Bellinghausen (2007, 2008, 2009), Brasil (1996, 1998, 2009), Liberal (2002), Martins (2005), Pimenta e Lima (2005, 2012), Pinto (2004) e Serrano (2002). A medida que a proposta era aplicada, as histórias eram contadas e as atividades práticas eram feitas, conseguimos observar pequenas mudanças no comportamento das crianças em sala de aula e no relacionamentos com os amigos. Diante disso, conseguimos compreender a importância real desse ensino ser repassado às crianças e as consequências positivas para sua formação como cidadão.

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