A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROPULSORA PARA EDUCAÇÃO EM VALORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35544 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 5375 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROPULSORA PARA EDUCAÇÃO EM VALORES" "resumo" => "O presente artigo vem apresentar como é possível trabalhar na escola os valores éticos e sociais, as instruções educacionais para transmissão desse conhecimento, quais as contribuições e desafios deste conteúdo, e estratégias de ensino, a luz de experiências obtidas em estágio na educação infantil, em uma escola da rede pública. A Educação Infantil constitui-se como a primeira fase da vida escolar de uma criança, variando de 0 a 6 anos, proporcionando as crianças um desenvolvimento de seus aspectos físicos, mentais, sociais, culturais e educacionais. Por ser uma etapa importante de descobertas e formação de caráter, torna-se mais fácil e essencial o ensino de valores, tendo em vista que é também nesse momento que a criança começa a relacionar-se com o mundo e com as pessoas, e isso a levará a deparar-se com situações que vão pedir um conhecimento do tema. Nesse aspecto, o docente na educação infantil surge como um auxiliador nesse desenvolvimento, elaborando estratégias como a contação de histórias para ensinar o assunto em questão. Através de uma história bem contada, é possível fazer a criança refletir sobre questões de violência, frustrações, respeito ao próximo, cuidados com a natureza, obediência à pátria, importância da família e etc. Foi utilizando esse recurso como meio para aprendizado, que produzimos um projeto para ser executado no estágio obrigatório da educação infantil, pensamos em trabalhar essa temática ao fazermos visitas a escola com o propósito de observar a rotina das crianças e o modo como interagiam. Para suporte e organização dos elementos deste trabalho e do desenvolvimento das atividades do estágio optou-se pelas reflexões acerca da temática: Bellinghausen (2007, 2008, 2009), Brasil (1996, 1998, 2009), Liberal (2002), Martins (2005), Pimenta e Lima (2005, 2012), Pinto (2004) e Serrano (2002). A medida que a proposta era aplicada, as histórias eram contadas e as atividades práticas eram feitas, conseguimos observar pequenas mudanças no comportamento das crianças em sala de aula e no relacionamentos com os amigos. Diante disso, conseguimos compreender a importância real desse ensino ser repassado às crianças e as consequências positivas para sua formação como cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM VALORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5375_16102017212723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN THAYSE PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELLEN THAYSE" "autor_email" => "ellen_toliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35544 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 5375 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROPULSORA PARA EDUCAÇÃO EM VALORES" "resumo" => "O presente artigo vem apresentar como é possível trabalhar na escola os valores éticos e sociais, as instruções educacionais para transmissão desse conhecimento, quais as contribuições e desafios deste conteúdo, e estratégias de ensino, a luz de experiências obtidas em estágio na educação infantil, em uma escola da rede pública. A Educação Infantil constitui-se como a primeira fase da vida escolar de uma criança, variando de 0 a 6 anos, proporcionando as crianças um desenvolvimento de seus aspectos físicos, mentais, sociais, culturais e educacionais. Por ser uma etapa importante de descobertas e formação de caráter, torna-se mais fácil e essencial o ensino de valores, tendo em vista que é também nesse momento que a criança começa a relacionar-se com o mundo e com as pessoas, e isso a levará a deparar-se com situações que vão pedir um conhecimento do tema. Nesse aspecto, o docente na educação infantil surge como um auxiliador nesse desenvolvimento, elaborando estratégias como a contação de histórias para ensinar o assunto em questão. Através de uma história bem contada, é possível fazer a criança refletir sobre questões de violência, frustrações, respeito ao próximo, cuidados com a natureza, obediência à pátria, importância da família e etc. Foi utilizando esse recurso como meio para aprendizado, que produzimos um projeto para ser executado no estágio obrigatório da educação infantil, pensamos em trabalhar essa temática ao fazermos visitas a escola com o propósito de observar a rotina das crianças e o modo como interagiam. Para suporte e organização dos elementos deste trabalho e do desenvolvimento das atividades do estágio optou-se pelas reflexões acerca da temática: Bellinghausen (2007, 2008, 2009), Brasil (1996, 1998, 2009), Liberal (2002), Martins (2005), Pimenta e Lima (2005, 2012), Pinto (2004) e Serrano (2002). A medida que a proposta era aplicada, as histórias eram contadas e as atividades práticas eram feitas, conseguimos observar pequenas mudanças no comportamento das crianças em sala de aula e no relacionamentos com os amigos. Diante disso, conseguimos compreender a importância real desse ensino ser repassado às crianças e as consequências positivas para sua formação como cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM VALORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5375_16102017212723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN THAYSE PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELLEN THAYSE" "autor_email" => "ellen_toliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }