Este trabalho teve como objetivo aplicar atividades investigativas no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti com a participação ativa de alunas com necessidades especiais e educacionais em todas as fases da pesquisa, desde a formulação das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, até a discussão dos dados. Diante esta perspectiva foram desenvolvidas aulas teórico/investigativas com práticas lúdicas para obtenção de conhecimentos no estudo a partir de um processo crítico e reflexivo. A metodologia aplicada partiu de aulas realizadas na residência das ambas as alunas que estão matriculadas no 9º ano da EJA ciclo II, da rede Municipal de Educação do Município Cabo de Santo Agostinho-PE. As aulas foram compostas por (3) três etapas para a realização das atividades investigativas. A aplicação dessas atividades proporcionou ações coordenadas entre o professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno que propiciou uma construção e re-construção do objeto de estudo. Os resultados indicaram as concepções sobre educação inclusiva e necessidades especiais são oriundas da experiência e não de conhecimentos sistematizados e de revisão de valores.