A educação brasileira a pesar das diversas tentativas em busca da implementação de materiais para apoio didático ainda necessita de muita dedicação e esforço de todos os membros que estão envolvidos na escola, para criarem recursos que os estimulem e facilitem o aprendizado nas disciplinas, com uso de atividades lúdicas, a tendência e motivar o aluno a participar espontaneamente nas aulas, nesse sentido, as atividades lúdicas, em especial as atividades como desenhos, pinturas, colagens, entre outras, são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor, aluno conhecimento sendo que o objetivo da presente pesquisa foi incentivar os alunos a participarem das aulas utilizando atividades lúdicas para melhorar na fixação do conteúdo a metodologia foi dividida em etapas sendo que na primeira etapa foi explicado o conteúdo sobre o saneamento básico da água, posteriormente foi aplicada uma atividade que foi trabalhada em grupos de sete pessoas, os grupos tinham que desenhar um rio limpo e um rio poluído os alunos foi sorteado para forma um determinado grupo e em seguida desenhar seus respectivos rios após o termino os grupos foram para frente explicar o seu rio para os demais colegas, na segunda etapa foi explicado o conteúdo sobre saneamento básico em seguida foi passada uma atividade sobre colagem na parede da sala, cada aluno recebeu uma cotinha confeccionada de Eva e uma frase sobre o assunto exposto em seguida os alunos copiaram sua frase dentro da gotinha e posteriormente foi chamado cada um para cola na parede suas gotas de água juntamente a uma torneira gigante condicionada também de Eva, na terceira etapa também foram explicadas o assunto sobre os estados físicos da água, após explicação do conteúdo foi aplicado duas atividade que foi trabalhada de dupla, a atividade foi bem fácil e simples de corta e colar as figuras no seu local certo de acordo com que estava acontecendo no ciclo da água, e por fim foi entregue aos alunos uma atividade para casa que foi um desenho sobre os estados físicos da água justamente para eles pintarem, nos resultados e discussão os alunos tiveram um pouco de dificuldades em trabalhar em equipe justamente porque os grupos formados forma sorteados e eles não gostaram em trabalhar com pessoas que eles não tinham afinidades. Na segunda etapa foi realizada a atividade com sucesso todos os alunos fizeram questão em participar e ficaram bastante satisfeitos com a atividade realizada. Sendo também realizada com êxito a terceira etapa. Os professores devem trabalhar mais com recursos alternativos ao invés de quadro e giz e livros, uma vez que esses recursos despertam maior interesse dos alunos os docentes devem buscar junto aos alunos construir e utilizar métodos alternativos de ensino para melhorar o aprendizado de cada um.