ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36002 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 8 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A educação brasileira a pesar das diversas tentativas em busca da implementação de materiais para apoio didático ainda necessita de muita dedicação e esforço de todos os membros que estão envolvidos na escola, para criarem recursos que os estimulem e facilitem o aprendizado nas disciplinas, com uso de atividades lúdicas, a tendência e motivar o aluno a participar espontaneamente nas aulas, nesse sentido, as atividades lúdicas, em especial as atividades como desenhos, pinturas, colagens, entre outras, são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor, aluno conhecimento sendo que o objetivo da presente pesquisa foi incentivar os alunos a participarem das aulas utilizando atividades lúdicas para melhorar na fixação do conteúdo a metodologia foi dividida em etapas sendo que na primeira etapa foi explicado o conteúdo sobre o saneamento básico da água, posteriormente foi aplicada uma atividade que foi trabalhada em grupos de sete pessoas, os grupos tinham que desenhar um rio limpo e um rio poluído os alunos foi sorteado para forma um determinado grupo e em seguida desenhar seus respectivos rios após o termino os grupos foram para frente explicar o seu rio para os demais colegas, na segunda etapa foi explicado o conteúdo sobre saneamento básico em seguida foi passada uma atividade sobre colagem na parede da sala, cada aluno recebeu uma cotinha confeccionada de Eva e uma frase sobre o assunto exposto em seguida os alunos copiaram sua frase dentro da gotinha e posteriormente foi chamado cada um para cola na parede suas gotas de água juntamente a uma torneira gigante condicionada também de Eva, na terceira etapa também foram explicadas o assunto sobre os estados físicos da água, após explicação do conteúdo foi aplicado duas atividade que foi trabalhada de dupla, a atividade foi bem fácil e simples de corta e colar as figuras no seu local certo de acordo com que estava acontecendo no ciclo da água, e por fim foi entregue aos alunos uma atividade para casa que foi um desenho sobre os estados físicos da água justamente para eles pintarem, nos resultados e discussão os alunos tiveram um pouco de dificuldades em trabalhar em equipe justamente porque os grupos formados forma sorteados e eles não gostaram em trabalhar com pessoas que eles não tinham afinidades. Na segunda etapa foi realizada a atividade com sucesso todos os alunos fizeram questão em participar e ficaram bastante satisfeitos com a atividade realizada. Sendo também realizada com êxito a terceira etapa. Os professores devem trabalhar mais com recursos alternativos ao invés de quadro e giz e livros, uma vez que esses recursos despertam maior interesse dos alunos os docentes devem buscar junto aos alunos construir e utilizar métodos alternativos de ensino para melhorar o aprendizado de cada um." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, MATERIAL DIDÁTICO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8_27042017193215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCELIA DE SOUSA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "JOCELIA SOUSA" "autor_email" => "joceliacx@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36002 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 8 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A educação brasileira a pesar das diversas tentativas em busca da implementação de materiais para apoio didático ainda necessita de muita dedicação e esforço de todos os membros que estão envolvidos na escola, para criarem recursos que os estimulem e facilitem o aprendizado nas disciplinas, com uso de atividades lúdicas, a tendência e motivar o aluno a participar espontaneamente nas aulas, nesse sentido, as atividades lúdicas, em especial as atividades como desenhos, pinturas, colagens, entre outras, são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor, aluno conhecimento sendo que o objetivo da presente pesquisa foi incentivar os alunos a participarem das aulas utilizando atividades lúdicas para melhorar na fixação do conteúdo a metodologia foi dividida em etapas sendo que na primeira etapa foi explicado o conteúdo sobre o saneamento básico da água, posteriormente foi aplicada uma atividade que foi trabalhada em grupos de sete pessoas, os grupos tinham que desenhar um rio limpo e um rio poluído os alunos foi sorteado para forma um determinado grupo e em seguida desenhar seus respectivos rios após o termino os grupos foram para frente explicar o seu rio para os demais colegas, na segunda etapa foi explicado o conteúdo sobre saneamento básico em seguida foi passada uma atividade sobre colagem na parede da sala, cada aluno recebeu uma cotinha confeccionada de Eva e uma frase sobre o assunto exposto em seguida os alunos copiaram sua frase dentro da gotinha e posteriormente foi chamado cada um para cola na parede suas gotas de água juntamente a uma torneira gigante condicionada também de Eva, na terceira etapa também foram explicadas o assunto sobre os estados físicos da água, após explicação do conteúdo foi aplicado duas atividade que foi trabalhada de dupla, a atividade foi bem fácil e simples de corta e colar as figuras no seu local certo de acordo com que estava acontecendo no ciclo da água, e por fim foi entregue aos alunos uma atividade para casa que foi um desenho sobre os estados físicos da água justamente para eles pintarem, nos resultados e discussão os alunos tiveram um pouco de dificuldades em trabalhar em equipe justamente porque os grupos formados forma sorteados e eles não gostaram em trabalhar com pessoas que eles não tinham afinidades. Na segunda etapa foi realizada a atividade com sucesso todos os alunos fizeram questão em participar e ficaram bastante satisfeitos com a atividade realizada. Sendo também realizada com êxito a terceira etapa. Os professores devem trabalhar mais com recursos alternativos ao invés de quadro e giz e livros, uma vez que esses recursos despertam maior interesse dos alunos os docentes devem buscar junto aos alunos construir e utilizar métodos alternativos de ensino para melhorar o aprendizado de cada um." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, MATERIAL DIDÁTICO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID8_27042017193215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCELIA DE SOUSA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "JOCELIA SOUSA" "autor_email" => "joceliacx@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }