Avaliar participa de muitos domínios da atividade humana. Concretiza-se em julgamentos e comparações de desempenho, objetivando selecionar, classificar ou aprovar indivíduos para executar atividades profissionais ou educativas. Naturalmente, a avalição é seletiva, discriminatória, hierarquizante e, não raro, excludente. Esta pesquisa visa analisar o valor da ética nas avalições no Ensino Superior e seu impacto no desempenho e vida dos discentes. Tem enfoque qualitativo, caracterizando-se como bibliográfica, básica e descritiva. Baseia-se, cientificamente, na teoria sociointeracionista de Vygostky, por considerar a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem; na Teoria Psicogenética construtivista de Piaget, pois muitos métodos têm como mediador apenas o texto e, finalmente, nos estudos de Suarez Dias sobre a ética no processo de avalição. Considerando o caráter didático-pedagógico da avaliação, também se pesquisaram estudos realizados por Perrenoud, Gil e Luckesi, entre outros de relevância. A escolha do método de avalição ideal deve ser considerada e, como opções mais estanques, estão as qualitativas e as quantitativas. No Ensino Superior, os resultados negativos geram grandes frustrações aos estudantes, levando-os não só à desistência do curso, mas também ao fracasso social. Os docentes devem avaliar os objetivos dos métodos avaliativos e escolher o ideal para cada fim de ciclo pedagógico, proporcionando condições aos discentes de darem significado aos conteúdos ensinados, bem como (re)construírem o conhecimento. A análise sobre os métodos avaliativos empregados no Ensino Superior se justifica, pois o tema tem recebido pouca atenção dos pesquisadores e educadores, que se dedicam mais a sua problemática na Educação Básica. Assim, pouco se tem discutido sobre sua relevância no processo de ensino e aprendizagem na academia, bem como sobre sua relação dos resultados e o comportamento dos discentes. A pesquisa sugere que as avaliações qualitativas e quantitativa são necessárias; as situações e objetivos é que devem nortear a escolha.