O presente trabalho foi realizado em uma turma de 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental II de uma instituição pública de ensino básico localizada na zona urbana do estado do Piauí/Brasil. Ocorreu durante a execução do Estágio III à aula de química. Buscou analisar por meio de um experimento prático a associação da experimentação com um jogo didático de perguntas objetivas para assim poder medir a eficácia significativa de ambas as atividades para o melhoramento do ensino/aprendizado da turma. As duas atividades ocorreram em períodos distintos, com intervalos durante os meses de maio a junho de 2016 no turno da manhã. A aula prática assim como o jogo de perguntas foi baseada na literatura utilizada pela instituição escolar dentro da temática que estávamos discutindo, Misturas e Substâncias. Informações adicionais foram retiradas de sites educacionais para atualizações de conhecimentos. Os instrumentos utilizados para a realização do experimento prático são de alta praticidade, de fácil acesso, presentes no dia-a-dia, além da simplicidade de poderem ser reutilizados. Podendo a metodologia ser reproduzida facilmente em estudos posteriores. Os resultados obtidos exibiram a importância do experimento prático para a melhora do ensino de Ciências. Foi observada uma participação maior dos estudantes, demonstrando aprendizagem significativa diante aos enunciados das questões, respondendo-as de forma clara e objetiva. E, como a atividade (jogo de perguntas) ocorreu em grupo foi observada maior participação do corpo discente. Ressalva ao feedback do estagiário com os estudantes buscando respostas para as discussões que surgiam, bem como a comprovação significativa do uso dos jogos lúdicos para a melhoria do ensino/aprendizagem dentro do ensino de ciências.