LITERATURA EM SALA DE AULA: O ESTÁGIO E AS PERCEPÇÕES DO
ENSINO LITERÁRIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37367 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4986 "inscrito_id" => 40 "titulo" => """ LITERATURA EM SALA DE AULA: O ESTÁGIO E AS PERCEPÇÕES DO\r\n ENSINO LITERÁRIO """ "resumo" => "Resumo: Considerando o ensino de Língua Portuguesa e as diferentes formas de abordagem do docente mediante à sala de aula, estabelecemos como objetivo deste artigo abordar as particularidades e superficialidades, no que tange ao ensino de literatura observados no contexto do estágio supervisionado. Na maioria das vezes o ensino de literatura é feito de maneira sistemática e descontextualizada, chegando a ocasionar uma barreira que precariza o ensino literário. No entanto, é importante lembrar que os PCN de Língua Portuguesa propõem que o processo de ensino - aprendizagem deve integrar teoria e prática, de modo que uma complemente a outra. Dentre os objetivos deste trabalho, visamos identificar a presença de alunos com perfil de leitores no contexto e realidade escolar da rede pública de ensino, analisar a prática docente no ensino médio, e verificar se o método de ensino utilizado em sala de aula contribui para a formação de alunos leitores, que sejam ativos e proficientes. Para a ampliação e o progresso das nossas ideias, contamos com a colaboração teórica de COSSON (2011), dos documentos oficiais como as OCEM (2006) e os PCN (2000), ainda traremos SANTANA (2016), que fala a respeito da formação do professor, as fases da vida profissional, como o ensino pode ser afetado, e retrata a pratica pedagógica no ensino de literatura, dentre outros autores como PIMENTA (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PRÁTICA ESCOLAR, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID40_17102017154551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SILVA" "autor_email" => "ftimasilva65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37367 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4986 "inscrito_id" => 40 "titulo" => """ LITERATURA EM SALA DE AULA: O ESTÁGIO E AS PERCEPÇÕES DO\r\n ENSINO LITERÁRIO """ "resumo" => "Resumo: Considerando o ensino de Língua Portuguesa e as diferentes formas de abordagem do docente mediante à sala de aula, estabelecemos como objetivo deste artigo abordar as particularidades e superficialidades, no que tange ao ensino de literatura observados no contexto do estágio supervisionado. Na maioria das vezes o ensino de literatura é feito de maneira sistemática e descontextualizada, chegando a ocasionar uma barreira que precariza o ensino literário. No entanto, é importante lembrar que os PCN de Língua Portuguesa propõem que o processo de ensino - aprendizagem deve integrar teoria e prática, de modo que uma complemente a outra. Dentre os objetivos deste trabalho, visamos identificar a presença de alunos com perfil de leitores no contexto e realidade escolar da rede pública de ensino, analisar a prática docente no ensino médio, e verificar se o método de ensino utilizado em sala de aula contribui para a formação de alunos leitores, que sejam ativos e proficientes. Para a ampliação e o progresso das nossas ideias, contamos com a colaboração teórica de COSSON (2011), dos documentos oficiais como as OCEM (2006) e os PCN (2000), ainda traremos SANTANA (2016), que fala a respeito da formação do professor, as fases da vida profissional, como o ensino pode ser afetado, e retrata a pratica pedagógica no ensino de literatura, dentre outros autores como PIMENTA (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PRÁTICA ESCOLAR, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID40_17102017154551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SILVA" "autor_email" => "ftimasilva65@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }