Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: JÚRI SIMULADO E O EFEITO ESTUFA NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Palavra-chaves: TERRA EM COLAPSO, EFEITO ESTUFA, PERSPECTIVA INVESTIGATIVA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O desenvolvimento de práticas investigativas no Ensino de Ciências é umas das estratégias pela qual o professor tem como alvo promover a transação do ensino tradicional para o construtivista, pois, é através desse meio que o professor não, é caracterizado como o centro do saber, mas, um colaborador ativo na sala de aula, que desperta no aluno a autonomia e desenvolvendo através de atividades reflexivas, com explicações e discussões para a criatividade e um senso crítico e investigativo. A Física aplicada através de exercícios repetitivos e experimentos com caráter de comprovação de teorias vêm sendo, bastante desestimulante, com uma ideia de que a Física não tem um contexto com a sua realidade do aluno no seu cotidiano. Nesse aspecto, levar o conhecimento da Física através de atividades de cunho investigativo torna a disciplina mais agradável ao olhar dos alunos, despertando-o para um censo crítico e reflexivo a cerca do conteúdo abordado. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi fazer um estudo em torno do Efeito Estufa, com o intuito de identificar as diversas ações apresentados pelo homem ao decorrer dos anos, como também, promover ações que possam diminuir esses impactos causados pelo aumento da temperatura do planeta Terra, levando em conta que a aula investigativa foi realizada de forma exploratória e descritiva. A atividade de Júri Simulado foi desenvolvida numa Escola de Referência em Ensino Médio, com turmas do 2º ano do Ensino Médio, localizada na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Foram nomeados três grupos sendo dois para debater respectivamente os pontos positivos e negativos sobre o processo de formação do Efeito Estufa e um grupo de jurados. Nessa perspectiva, os resultados obtidos foram caracterizados de forma positiva e com isso foi identificado o quanto a atividade investigativa pode promover uma melhor compreensão do conteúdo, pois, a mesma promoveu um conhecimento colaborativo e não individualizado e assim contemplou o conhecimento acadêmico e social do aluno.

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