Este trabalho tem a finalidade de descrever como vem sendo abordada a temática “Atendimento Educacional Especializado”, nas pesquisas realizadas nas Bases da Scielo e anais das reuniões da ANPEd. Para essa pesquisa delimitamos o período de 2008 a 2017, por considerar o decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008, que trata do Atendimento Educacional Especializado, criado para dar suporte aos alunos deficientes e facilitar o acesso dos mesmos ao currículo escolar. O aporte teórico e metodológico deste estudo se subsidia em pesquisa documental e bibliográfica, através das legislações que tratam da temática. A metodologia utilizada se ancorou nas bases de dados das reuniões da ANPEd, pelo recorte temporal já citado, e na Base Scielo pelas palavras-chave, que foram: educação especial, atendimento educacional especializado, sala de recursos e sala de recursos multifuncionais. A revisão literária é importante porque permite compreender o que vem sendo estudado dentro de determinada temática, apontando ainda o caminho que se deve percorrer em uma determinada pesquisa. Os resultados encontrados demonstraram que os principais debates ocorreram em volta da formação dos profissionais que trabalham diretamente nas salas de atendimento educacional especializado, com carência para a análise da aprendizagem do aluno. Dentre os estudos pesquisados na Base Scielo, há grande ênfase aos saberes voltados a formação docente, debate esse que se proliferou nos Anais das Reuniões da ANPEd, dos anos de 2012, 2013 e 2015. Conclui-se que as pesquisas nestas bases pouco ocorreram na região Nordeste, onde percebemos que não houve nenhuma no Estado do Maranhão. Os estudos apontam ainda os principais desafios encontrados pelos profissionais que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais.