TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38647 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3126 "inscrito_id" => 7536 "titulo" => "TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7536_05102017164443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENNA GONDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "LORENNA GONDIM" "autor_email" => "lorennags@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38647 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3126 "inscrito_id" => 7536 "titulo" => "TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7536_05102017164443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENNA GONDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "LORENNA GONDIM" "autor_email" => "lorennags@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }