ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36808 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 3783 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Um dos fatores que influenciam a aprendizagem das crianças no ambiente escolar é a participação ou a ausência da família neste processo, o que pode acarretar o desenvolvimento ou não do aluno. Além disso, a participação da família no ambiente escolar também afeta o trabalho do professor em sala de aula, tanto nas questões relacionadas ao comportamento e disciplina dos estudantes quanto no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um importante papel na mediação da relação escola-família na busca por estratégias a fim de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes. Sabendo disto, realizamos um estudo de caso, buscando analisar como a gestão de uma escola integral do ensino fundamental de Jaboatão dos Guararapes desenvolve a integração da escola com a família. Para isso, foram realizadas entrevistas com a gestão, visando identificar quais ações são propostas e como elas são implementadas para o estreitamento dessa relação. Também foi analisado o Plano de Ação do Conselho Escolar. A partir dos dados coletados, percebeu-se que a gestão escolar realiza um trabalho significativo na promoção dessa relação e que todos os envolvidos nesse processo estiveram engajados e devidamente informados sobre seu papel e função nessa relação. O trabalho da gestão escolar junto ao conselho escolar possibilitou que as famílias e a comunidade em torno da instituição pudessem atuar ativamente sobre suas funções no processo educativo dos educandos, e que mesmo não sendo uma tarefa fácil manter a existência dessa relação, foi possível obter bons resultados tanto para a escola quanto para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMILÍA, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3783_11092017164355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENEFER GLAYCE DA SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "JHENEFER EVANGE" "autor_email" => "jheneferevangelista@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36808 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 3783 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Um dos fatores que influenciam a aprendizagem das crianças no ambiente escolar é a participação ou a ausência da família neste processo, o que pode acarretar o desenvolvimento ou não do aluno. Além disso, a participação da família no ambiente escolar também afeta o trabalho do professor em sala de aula, tanto nas questões relacionadas ao comportamento e disciplina dos estudantes quanto no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um importante papel na mediação da relação escola-família na busca por estratégias a fim de propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes. Sabendo disto, realizamos um estudo de caso, buscando analisar como a gestão de uma escola integral do ensino fundamental de Jaboatão dos Guararapes desenvolve a integração da escola com a família. Para isso, foram realizadas entrevistas com a gestão, visando identificar quais ações são propostas e como elas são implementadas para o estreitamento dessa relação. Também foi analisado o Plano de Ação do Conselho Escolar. A partir dos dados coletados, percebeu-se que a gestão escolar realiza um trabalho significativo na promoção dessa relação e que todos os envolvidos nesse processo estiveram engajados e devidamente informados sobre seu papel e função nessa relação. O trabalho da gestão escolar junto ao conselho escolar possibilitou que as famílias e a comunidade em torno da instituição pudessem atuar ativamente sobre suas funções no processo educativo dos educandos, e que mesmo não sendo uma tarefa fácil manter a existência dessa relação, foi possível obter bons resultados tanto para a escola quanto para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMILÍA, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3783_11092017164355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENEFER GLAYCE DA SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "JHENEFER EVANGE" "autor_email" => "jheneferevangelista@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }