OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38095 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT" "resumo" => "O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2726_23052017120849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAS HENRIQUE BRITTO PORTO" "autor_nome_curto" => "JONATHAS PORTO" "autor_email" => "jhbporto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA - UA (ASSUNÇÃO - PARAGUAI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38095 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT" "resumo" => "O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2726_23052017120849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAS HENRIQUE BRITTO PORTO" "autor_nome_curto" => "JONATHAS PORTO" "autor_email" => "jhbporto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA - UA (ASSUNÇÃO - PARAGUAI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }