As diretrizes curriculares nacionais e os PCN’s têm mostrado uma preocupação cada vez maior por parte dos educadores em relação à contextualização do ensino de modo geral. Sendo assim, o grupo PIBID-Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem dedicado parte de sua pesquisa desenvolvida em sua escola parceira, o Colégio Estadual Professor Waldemar Raythe, localizado no munícipio de Seropédica, para criar materiais e métodos de forma a atender essas demandas. Um dos métodos utilizados é a apresentação dos conteúdos utilizando aulas experimentas, tendo em vista que já foi verificado diversas vezes pelo próprio grupo PIBID-Física UFRRJ e através de pesquisa bibliográfica, que esse método desperta um maior interesse dos alunos quando comparado às aulas tradicionais, onde o aluno nem sempre participa efetivamente da construção do seu conhecimento, sendo por muitas vezes, receptores do conhecimento passado pelo professor em sala de aula. A pesquisa apresentada neste trabalho foi realizada de forma a cumprir o plano de trabalho na criação do projeto enviado à CAPES, que continha dentre muitas outras atividades o conteúdo “Movimento Circular” e tem como objetivo apresentar alternativas para a confecção de engrenagens, que são uns dos materiais fundamentais para o ensino de movimento circular e transmissão de movimento. As alternativas de engrenagens apresentadas a seguir foram construídas utilizando materiais tais como: madeira, biscuit e acrílico. Esta variedade de materiais permite que o professor escolha o que melhor se adequa a sua proposta de atividade, às condições financeiras e ao tempo, além de levar em consideração a turma na qual trabalhará. Durante o trabalho, é apresentada também uma proposta de atividade levando em consideração a realidade dos alunos daquela escola. Acreditamos que o desenvolvimento da atividade proposta, juntamente com um plano de aula bem estruturado seja capaz de auxiliar na contextualização do assunto em questão e atrair a curiosidade e interesse dos alunos.