Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMÁTICA: AS IMPLICAÇÕES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CÍVIL.

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, CONSTRUÇÃO CÍVIL, ENSINO Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta reflexões a etnomatemática e suas contribuições na construção do conhecimento através das práticas dos trabalhadores da construção civil de São Bentinho. A pesquisa qualitativa/quantitativa, teve uma abordagem compreensivo-explicativa, foi realizada com trabalhadores da construção civil de São bentinho, Paraíba. Com o objetivo de estudar quais os tipos de conhecimentos matemáticos são utilizados pelos profissionais de construção civil em seu dia-dia. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica e a parte empírica da pesquisa com dez trabalhadores da construção civil, no município de São Bentinho. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: entrevistas e depoimentos pessoais. A pesquisa apontou que todos os trabalhadores começaram a ter contato com os ofícios de sua atividade, pela prática de trabalho em regime de aprendiz. Esse costume é comum e bastante antigo na cidade onde os profissionais residem, logo suas práticas são aprendidas de forma cotidiana. Constatou-se, também, que os profissionais possuem um conhecimento matemático informal de significativa relevância, adquirido devido ao contato social no qual estão inseridos, denominado etnomatemático. Nesta análise, também foi possível identificar que os profissionais escolheram essa atividade, devido à falta de oportunidade que na época impossibilitava o acesso à educação. Ao analisar esses relatos com os profissionais pedreiros, evidenciamos que eles apresentam conhecimentos matemáticos singulares que se desenvolveram na cultura de uma profissão. Eles pouco estudaram a Matemática Acadêmica e nem se quer reconhecem seus saberes e fazeres com os conceitos matemáticos, construído no desempenho de suas funções uma considerável etnomatemática.

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